Apresentado no salão de Detroit em 1995, o GT90 nasceu com o propósito de superar os recordes dos carros super esportivos que até então ditavam os limites: Lamborghini Diablo e Ferreri F50. Já seguindo as linhas do estilo New Edge, o GT90 espantou não somente pelas formas e números de desempenho de sua época, mas também pela engenharia e eletrônica aplicadas no super carro.
Com um chasis de alumínio em forma de colméia e carroceria de fibra de carbono, o GT90 recebeu um propulsor em formato de "V", com 12 cilindros, 6 litros e quatro turbinas, que geram 720 cavalos de potência e um enorme torque de 91,2 kgfm disponíveis a 4750 rpm. Com esses números, o GT90 precisa de apenas 3,1s para atingir 100km/h e chega a uma velocidade final de 378km/h, sendo esses, dados fornecidos pelo fabricante.
Na época, a FORD tinha intenção de produzir uma série limitada a 100 unidades do GT90, mas por razões não oficialmente divulgadas, produziu apenas uma, que se encontra na Divisão de Veículos Especiais da marca.
O GT90 pode ser pilotado em games e simuladores de direção, como Need for Speed II ,Gran Turismo 2,Sega GT 2002,Project Gotham Racing 3, Ford Racing 2, Ford Racing 3, e outros.
Ficha técnica:
Motor: 6.0l, V12 90º, DOHC 48 válvulas, 4 turbinas
Cilindrada: 5927 centímetros cúbicos
Curso/Diâmetro: 77,3 mm X 90,0 mm
Potência: 720 cv
Torque(kgmf/rpm): 91,2 kgfm a 4750 rpm
Peso/Potência: 2,02 kg/cv
Velocidade Máxima: 250 mph (402 km/h)
Aceleração: 0 a 100 km/h em 2,9 segundos
Transmissão: Manual de 5 marchas + ré
Freios: A disco ventilados nas 4 rodas com ABS
Pneus Diant.: 275/35 ZR18
Pneus tras.: 335/30 ZR19
Comprimento: 4470 mm
Largura: 1963 mm
Altura: 1140 mm
Entre eixos: 2946 mm
Peso: 1453 kg