Descrição Motor: Boxer de 6 cilindros Turbo, refrigerado a ar
Potência: 633 CV
Máxima: 355 km/h
Transmissão: Manual de 5 Marchas
O Porsche 956 L foi um carro de competição campeão nas 24 Horas de Le Mans de 1982 e o sucessor do Porsche 936.
O projeto começou em Junho de 1981 e o primeiro chassi do protótipo foi concluído no dia 27 de Março de 1982. Jürgen Barth foi o primeiro a testar o chassi da Porsche em uma pista de testes da própria fábrica.
O chassi do 956 foi feito de um alumínio especial chamado monocoque, o primeiro da fábrica, permitindo que o peso do carro chegasse a 800kg. O motor era o mesmo que usavam no seu antecessor 936, Type 935 2.65L Turbocharger de 6 cilindros com 635hp de potência. Também foi desenvolvido para o 956 uma nova caixa de câmbio mantendo a tradicional caixa manual de 5 marchas.
Em 1984, um novo chassi e partes elétricas foram desenvolvidos pela Bosch e começou a ser chamado como 956B. No total foram 29 chassis produzidos de 1981 a 1984. 28 chassis sendo que um foi construído por partes sobressalentes pela Richard Lloyd Racing. Em 1985, o 956 foi oficialmente renomeado 962, uma evolução dos desenhos do 956.
Miniatura número 6999 no sistema de coleções, com 296 acessos no total.
Miniatura inserida em: 23/06/2010. Última modificação em: 03/08/2013.
|