Motor: 6 cilindros em V Turbocharged
Potência: 228 CV
Máxima: 247 km/h
Transmissão: Manual de 6 Marchas
Mesmo com milhões de Golfs nas nossas estradas, quando o nome Volkswagen era mencionado, fazia lembrar o humilde Beetle (Fusca). Foi por isso que, quando o Concept-1 foi exibido no Salão do Automóvel de Detroit de 1994, a multidão enlouqueceu. Decidiu-se imediatamente produzi-lo em massa e o New Beetle surgiu finalmente em 1998.
O interior do New Beetle nada tinha a ver com o original. Apesar do motor aspirado montado na traseira ser uma característica do Beetle no passado, o novo tinha uma disposição FF, com o motor montado horizontalmente utilizando a mecânica do Golf IV.
O motor do modelo base era um DOHC de 2,0 litros, de 4 cilindros em linha e 117 CV. Até o interior respeitava o visual do velho Beetle, com um estilo pop que, apesar de nostálgico, era muito contemporâneo.
Foi idealizada uma corrida de New Beetles. As regras eram diferentes na Europa e no Japão, dependendo do país, mas uma pista cheia de Beetles competindo multiplicava seu potencial de sedução. Essas provas aumentaram ainda mais a popularidade do carro e os últimos New Beetles tinha um motor turbo com 150 CV, modelos conversíveis e outras variações.
Uma versão extrema era o RSi, com uma produção limitada a 250 unidades. Apesar de ter o visual bem disposto do New Beetle, tinha também pneus e um aerofólio traseiro, dando-lhe um estilo diferente do New Beetle normal. Da mesma forma, este RSi era impulsionado pelo mesmo motor VR6 de 3,2 litros do Golf R32 e dispunha de tração integral. Esse New Beetle ultraespecial fazia 228 CV e atingia velocidades de 247 km/h. O simples fato de um monstro desses ter sido fabricado é uma prova de que o New Beetle não é apenas um carro nostálgico.
Fonte: Gran Turismo 6.