Descrição Enquanto a Dodge (em inglês) escolheu características de carro grande na sua nova máquina, a Plymouth preferiu uma certa simplicidade de linhas. O Barracuda podia parecer bem esbelto e simples, mas com o motor certo, a história era outra. Nenhum muscle car era mais quente do que o Plymouth Hemi 'Cuda 1970.
Os derivados esportivos também eram 'Cudas e possuíam cinco potentes motores V-8, desde o preciso 275cv 5,6 litros e o flexivel 335cv 6,3 litros, até o imponente 375cv 7,2 litros quatro barris e o brutal 390cv 440+6. No topo da lista: o Hemi 425cv 7 litros
A Plymouth conhecia a missão deste carro e dava ao 440 e aos Hemi 'Cudas uma suspensão adequada para uma aceleração radical. Eles não tinham barra de estabilização traseira, mas contavam com cinco molas na traseira direita e seis na esquerda, com espessuras escolhidas para equalizar a carga sobre os pneus para enfrentar buracos. O balanço das rodas era insignificante, mas arrancadas descuidadas ainda transformavam a borracha (F70x14s nos 440, F60x15s nos Hemi) em fumaça.
O Barracuda tinha uma distância entre eixos 5 cm mais curta do que o Challenger, apesar de as dimensões da carroceria serem as mesmas. O capô padrão dos 'Cudas tinha entradas de ar falsas, mas a abertura funcional do shaker foi incluída com o motor Hemi e era um opcional de US$ 97 em comparação aos outros 'Cudas. A Mopar deu ao Hemi suspensores de válvula hidráulicos em 1970, para que a manutenção fosse mais fácil e porque, de acordo com algumas das pessoas que testaram, tinha melhor potência em baixa rotação. Houve quem também se impressionasse com a dirigibilidade dos carros com motor Hemi, enquanto outros diziam que ele era extremamente pesado na frente. Todos concordavam que era sensato encomendar os discos de freio dianteiros de 30 cm. Mas qual 'Cuda era o mais rápido?
Comparado ao Hemi de US$ 871, o 440+6 era uma barganha por US$ 250. Ambos vinham com câmbio tipo manete de pistola da Hurst ou manete de toque TorqueFlite e um eixo Dana para esforços extra pesados. Eles tinham algumas peculiaridades que tornariam uma simples ida ao supermercado na vizinhança em uma experiência e tanto: os carburadores dianteiros e traseiros de seis barreiras que funcionavam a vácuo chegavam rasgando, enquanto a aceleração dura dos Hemi às vezes abria os oito barris de uma vez.
O 440+6 era mais fácil de afinar do que um Hemi e podia ficar com um carburador até mais ou menos 100 km/h. Isso podia ser o suficiente - longe de um sinal de trânsito. Mas não em ação total, quando o incansável motor de corrida 7 litros estava no seu elemento. Ninguém deu a esse motor a sua reputação. Ele a conquistou.
O Plymouth Hemi 'Cuda 1970
Especificações
Distância entre eixos: 2,75 cm
Peso: 1.770 kg
Número de unidades fabricadas: 666
Base de preço: US$5.400
Motor padrão
Tipo: V-8 ohv
Deslocamento: 7 litros
Sistema de combustível: 2 x 4bbl.
Taxa de compressão: 10.25:1
Potência por rpm: 425 a 5000
Torque por rpm: 425 a 4000
Performance representativa
0 a 100 km/h, segundos: 5,6
400 metros, segundos por km/h: 13.41 a 104.6
Fonte:Howstuffworks
em: http://carros.hsw.uol.com.br/1970-ford-mustang-boss-302.htm
Miniatura número 7152 no sistema de coleções, com 300 acessos no total.
Miniatura inserida em: 02/07/2010. Última modificação em: 19/11/2010.
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