Produção de John Cooper Works carros sintonizados está tudo pronto para retomar a fábrica de Oxford do MINI após o lançamento da segunda geração do MINI Cooper S escotilha e novo MINI Clubman . A partir de julho de 2008, os clientes poderão encomendar Minis produzidos na fábrica que produzem 211c e completar um sprint de 0-62mph em 6,5 segundos.
O desporto automóvel tem forte influência da engenharia e desenvolvimento destas novas Minis que apresentam um turbocompressor twin-scroll e injeção maior de combustível direta com common rail. O motor de quatro cilindros teve as mesmas modificações como o carro de corrida MINI CHALLENGE, junto com freios re-engenharia, suspensão reforçada e de alavancagem financeira. Cada atualização combina para dar ao carro uma notável produção de 132hp por litro combinado com 40mpg.
Preços esperados on-the-road são £ 20.500 para o MINI Cooper John Cooper Works e £ 21.700 para o MINI Clubman John Cooper Works. Os carros serão revelados pela primeira vez ao público no Salão Internacional de Genebra Motor Show, em março de 2008