ROLLS ROYCE 10 HP 1905
Foram produzidas 16 unidades entre 1904 e 1907. Criado por dois aristocratas ingleses, Frederick Henry Royce e Charles Stewart Rolls. Tinha motor de dois cilindros, 1.809 cm3, 10 cv. e chegava aos 60 km/h.Henry projetou um carro revolucionário e convenceu Charles a conhecê-lo. Era maio de 1904. Na oficina de Henry, Charles não gostou do motor de 2 cilindros, de 10 cv e que chegava a 60 km/h até perceber que o carro era silencioso. Depois de um passeio, Charles fez a proposta: criaram a Rolls-Royce, assegurando o direito de exclusividade na venda de toda a produção.
Foram produzidas 16 unidades entre 1904 e 1907. Royce desenvolvia os carros e Rolls, bem relacionado, tratava de vendê-los. A obsessão pela qualidade era tanta que, em 1920, um Rolls-Royce teve o eixo quebrado enquanto seu proprietário fazia um safári pela África e após telegrafar para a fábrica em apenas dois dias um novo eixo já estava instalado no carro.
Se já não bastasse a rapidez incrível com que o pedido foi atendido, quando o proprietário do carro retornou à Inglaterra entrou em contato com a Rolls-Royce informando que não havia recebido a fatura para o pagamento da peça, transporte e mão-de-obra. Obteve como resposta uma única frase: ?Os Rolls-Royce nunca quebram?.