PANHARD & LEVASSOR
Uma das mais tradicionais e afamadas fábrica francesa de automóveis nasceu da união de talentos de René Panhard e Émile Levassor. Panhard começou suas atividades industriais em 1866 e fez sociedade com Levassor em 1890, fundando a Panhard & Levassor.
O primeiro automóvel circulou em 1891, com motor Daimler de dois cilindros em V, mas um especialista em patentes Edouard Sarazin ao tomar conhecimento do motor Daimler, conseguiu registrar a patente do mesmo na França, e levou ao conhecimento dos franceses Émile Levassor e René Panhard, nas oficinas de Panhard e Levassor, o automóvel ganhou inovações que deram realmente a forma dos automóveis que hoje conhecemos.
Com este modelo, Levassor fez uma viagem de 250 quilômetros. Embora tenha levado três dias, pois o veículo não passava de 10km/h, foi um feito notável para a época.
As inovações tecnológicas de Levassor & Panhard:
? Motor montado na frente do automóvel com proteção contra lama e poeira.
? Substituição da transmissão por correias de embreagem e caixa de mudanças.
? Estabeleceu o sistema motor dianteiro - tração nas rodas traseiras.
? Os primeiros a conceber um automóvel como peça "única" e não adaptação de um triciclo ou carruagem.
? Utilização do radiador tubular (um conjunto de tubos com palhetas de refrigeração) na frente do automóvel.
Antes da Primeira Guerra Mundial, em 1914, a Panhard era o primeiro construtor francês. Era famosa também por seus veículos militares muito eficientes, destacando-se um automóvel transformado que transportava uma metralhadora pesada, e por soluções mecânicas que foram adotadas em vários carros pelo mundo. Foram os primeiros a montar um motor dianteiro com tração traseira e a usar uma grade para proteger o propulsor de pedras, poeiras e etc.
Em 1935 Hippolyte Panhard, filho do fundador, foi um dos pioneiros em se preocupar com os carros antigos e fundou um clube para cadastrá-los e reuni-los. Após a Segunda Guerra, a empresa especializou-se em carros de pequeno porte, de linhas pouco ortodoxas, que eram populares e acessíveis. Eram carros com carrocerias pouco convencionais que se inspiravam bastante na aerodinâmica de aviões, alguns causando estranheza aos olhos mas tinham personalidade
Em 1955 a Panhard era encampada pela Citroen. Já havia planos de lançar um carro de caráter esportivo com a marca. Em agosto de 1967 a Citroen colocava fim às atividades da Panhard, para desgosto de muitos fãs da marca. Em estudos estiveram um conversível e um quatro portas que infelizmente não passaram de protótipos, pois teriam feito a Panhard mais marcante.