CADILLAC TOURING 1913
Em 1912 a Cadillac apresentou o revolucionário sistema Self-Starter, ou seja auto arranque um sistema de partida elétrica criado por Charles Franklin Kettering em substituição ao antigo sistema à manivela.
Este sistema vinha de série em toda linha Cadillac e com tanto sucesso o carro passou a se chamar Cadillac Self-Starter.
A partida elétrica marcou uma nova fase na história do automóvel conseguindo atrair novos motoristas do sexo feminio, às mulheres, disparando a venda de carros.
Em 1913 a Cadillac ganhou o prêmio Dewar depois de sua ignição ser testada por mil vezes sendo ligada e desligada, não apresentando qualquer tipo de defeito. Com esse prêmio a Cadillac consolidou seu nome sendo a primeira fabricante a repetir esse feito, pois em 1907 já havia provado a qualidade de seus automóveis.
Outras inovações no modelo foram apresentadas neste mesmo ano, como os comandos internos que tinham nova disposição e carroceria totalmente fechada com o opcional, no mesmo chassi, de uma segunda versão de carroceria popular conhecida como Touring Car, aberto, o preferido da época. É claro que esse luxo tinha preço.
A maioria dos carros dessa época eram muito semelhantes sendo diferenciados por serem de dois ou quatro lugares não importando se eram europeus ou americanos. Os Cadillac não eram execeção mas, distinguião-se dos outros pelos para-lamas traseiros que terminavam curvados para cima, o início das lendárias barbatanas da Cadillac que fariam sucesso nos anos 50.