Descrição Motor: Boxer de 6 cilindros refrigerado a ar
Potência: 130 CV/6100 RPM
Máxima: 210 km/h
Transmissão: Manual de 5 Marchas
Distância entre eixos: 2211 mm
Comprimento total: 4163 mm
O Porsche 911 é um carro desportivo produzido pela Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG de Stuttgart, Alemanha. O carro está em constante evolução desde seu lançamento em 1964. Mecanicamente ele destaca-se por ter motor traseiro e até o modelo 996, de 1999, refrigeração a ar. Desde o seu lançamento, o 911 tem sido modificado, tanto por equipes particulares quanto pela fábrica em si, seja para rally, corrida ou para qualquer outro tipo de competição automotiva. É muitas vezes lembrado como um dos carros de competição de maior sucesso, especialmente quando se trata de alguma de suas variações, como o poderoso 935. Em uma votação para eleger o carro mais influente do século 20, o 911 chegou em quinto, atrás do Ford Modelo T, do Mini, do Citroën DS e do clássico Fusquinha. O 911 foi designado como um substituto muito mais potente, maior e mais confortável para o Porsche 356, o primeiro modelo da firma e, essencialmente, uma evolução do Volkswagen Fusca. O novo carro foi apresentado ao público no Internationale Automobil-Ausstellung de 1963, mais conhecido como Salão Internacional de Frankfurt. Ele foi designado "Porsche 901" (901 sendo o número interno do projeto). A Peugeot protestou baseada no fato de que eles tinham o registro de todos os nomes de carros consistindo de dois números com um zero entre eles. Logo, antes do início da produção, o novo Porsche teve seu nome alterado para 911. Começou a ser vendido em 1964.
Alguns modelos carregando ainda a designação 901 chegaram a ser produzidos (82 unidades em série), e são bem raros atualmente. Entretanto, de 1964 em diante, mesmo quando mudava a designação interna (de onde vinham os nomes até então, como "356", "695" ou mesmo "901"), os diferentes modelos da categoria continuaram a ser chamados de 911, e as formas traçadas na década de 60, embora reminescentes dos 356 (e mesmo do Fusca, com um pouco de boa vontade) permaneceram como identificador máximo da linha e do resto da marca ? basta observar o mais recente modelo Cayenne, que embora seja um SUV, é facilmente reconhecível como um Porsche, mesmo de relance.
Miniatura número 11033 no sistema de coleções, com 295 acessos no total.
Miniatura inserida em: 06/09/2011. Última modificação em: 03/08/2013.
|