Carregando...
     
   
 
[phpBB Debug] PHP Warning: in file /home/mundoemminiatura/public_html/colecao/miniatura.php on line 71: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given
[phpBB Debug] PHP Warning: in file /home/mundoemminiatura/public_html/colecao/miniatura.php on line 72: mysql_fetch_assoc() expects parameter 1 to be resource, boolean given
[phpBB Debug] PHP Warning: in file /home/mundoemminiatura/public_html/colecao/miniatura.php on line 73: mysql_fetch_object(): supplied argument is not a valid MySQL result resource

GURNEY DILIGêNCIA

Colecionador:

 

País: Inglaterra | Ano: 1830 | Marca:Brumm | Escala:1/43 | Categoria:Ônibus | Código: X03

Slide Show

 

Descrição

2553 - Sir Goldworthy Gurney iniciou seus experimentos com motores a vapor em 1823. Depois de algumas tentivas, em 1827 ele apresentou uma nova carruagem, aperfeiçoada, com uma caldeira de tubos para a produção de vapor. O veículo, pesando duas toneladas, com capacidade para transportar 27 passageiros, em 1830 fazia linha regular de transporte coletivo entre Bath e Londres. Foi considerado o primeiro ônibus por manter seu trabalho regularmente por algum tempo. No entanto, o serviço sofreu grande oposição, primeiro porque o veículo produzia uma grande quantidade de fumaça e, também, porque as máquinas eram mal vistas pelos trabalhadores, que temiam perder seus empregos com a disseminação das mesmas. A insatisfação popular atingiu o ápice quando os passageiros e o próprio Gurney foram agredidos em uma feira em Melkshan.

A denominação "ônibus" dada aos veículos de transporte coletivo de passageiros, sem levarmos em consideração uma ou duas teorias mais fantasiosas, teve origem em Nantes, na França, em 1826. O dono de uma casa de banhos afastada do centro da cidade criou uma linha regular de diligências para levar seus clientes do centro até seu estabelecimento. "Voiture omnibus" foi o nome dado a esses veículos. Do francês, "voiture", que quer dizer carro, e do latim "omnibus", cuja tradução é para todos, ou seja, era um carro para todos.

O serviço de transporte coletivo em Londres deve ter ocasionado algumas situações insólitas, outras tantas de falta de civilidade. Pelo menos é o que nos leva a deduzir uma publicação do Times, de 1933, onde algumas regras de procedimento eram recomendadas:

1. Não coloque os pés no assento.
2. Não se coloque em um canto e então abra as janelas de modo que o vento noroeste atinja o pescoço de seu vizinho.
3. Tenha seu dinheiro à mão se deseja descer. Se o seu tempo não vale nada, o dos outros pode valer.
4. Não imponha ao condutor a necessidade de obter o troco: ele não é banqueiro.
5. Sente com suas pernas retas e não com elas descrevendo um ângulo de 45º, ocupando desta forma o espaço de duas pessoas.
6. Não cuspa no assoalho. Você não está num chiqueiro, mas viajando em um ônibus, num país que se orgulha de seu refinamento.
7. Comporte-se respeitosamente com as mulheres e não faça uma moça enrubescer, porque ela não pode escapar de sua brutalidade.
8. Se você levar um cão, que ele seja pequeno e preso a uma coleira.
9. Não leve grandes pacotes - um ônibus não é um furgão.
10. Reserve as brigas e discussões para o campo aberto. O som de sua voz pode ser música a seus ouvidos - talvez nem tanto para seus companheiros.
11. Se você for discutir política ou religião, fale com moderação: todos tem direito às suas opiniões e todos tem direito a igualmene não serem chocados.
12. Refreie a vaidade e o ar presunçoso. Lembre-se que você está viajando por seis "pence" uma distância a qual, se fosse feita num "hackney-coach", custaria vários "shillings": e que se o seu orgulho se eleva acima das acomodações, sua carteira deve capacitá-lo a impor indulgências aristocráticas.

Há alguma similaridade com o que acontece em algumas cidades brasileiras hoje em dia?


Miniatura número 1748 no sistema de coleções, com 191 acessos no total.

Última modificação em: 13/02/2011.


 

Compartilhar esta Miniatura:



     

 

 

Sistema de Controle de Coleção desenvolvido por José Arnaldo (minimotor) e Nizaor Jr (JotaErre).
Em parceria com Marcos (killerhemp) e o Mundo em Miniatura.