O desenvolvimento do Audi TT começou em setembro de 1994, no Centro de Design Simi Valley, situada na Califórnia. No ano seguinte, o estudo do coupé Audi TT »foi apresentado ao público na mostra automóvel de Frankfurt. Mais tarde no mesmo ano o estudo do roadster TT foi mostrado no show de carro Tokyo , chamado TTS - homenagem à tradição NSU com o seu conversível NSU Prinz TTS. A reação positiva por parte dos visitantes e jornalistas revista de carros Audi levou à decisão de produzir o estudo, sem grandes alterações . Depois de apenas três anos de desenvolvimento do cupê foi apresentado ao mercado no Outono de 1998 com um motor 1,8 litros turbo de 132 kW e opcionais ou 165 (180 ou 225 HP em causa). Um ano depois, o TTS foi apresentado como ex - TT Roadster. Com seu nome , os modelos Audi TT continua a tradição de sucesso dos DKW (Auto Union) e NSU no Tourist Trophy Inglês , uma competição para motocicletas que, entre outros, foi vencido por Ewald Kluge , em 1938, em um DKW , bem como a NSU pilotos Werner Haas e Rupert Hollaus em 1954 nas respectivas categorias . Ocasionalmente, o TT sigla é atribuída à tradição e técnica.