Descrição Todas as corridas do mundo atualmente seguem regras, a que se chamam regulamentações, e todos os carros de corrida existentes são concebidos especificamente de acordo com essas regulamentações.
Mas agora, observe o X2010. Um carro de corrida imaginário, criado por um sonho fantástico de ?e se...? do Gran Turismo: E se contruíssemos o carro de corrida mais rápido da Terra, livre de todas as regulamentações que existem; como seria esse carro?
O parceiro do projeto X2010 é o Red Bull, e dentro do grupo Red Bull, a Red Bull Racing é o construtor de carros de corrida. Da Red Bull Racing, juntou-se ao projeto o especialista em aerodinâmica de classe mundial e designer de carros de corrida, Adrian Newey.
Inicialmente, o conceito do X2010 baseava-se em um protótipo coberto, de um lugar, com pouca resistência ao ar, um ?carro asa? alimentado por um motor de entrada de ar forçada que desenvolvia 1500 CV, com o objeto de atingir uma velocidade máxima de mais de 400 km/h e uma Força G lateral máxima de 6G. Mas depois de ver o conceito da máquina e o design do modelo, Adrian Newey propôs a adição da tecnologia ?fan car?, um sonho de longa data do designer de carros.
Um fan car trabalha com ventoinhas que forçam o ar para fora, por baixo do carro, o que baixa a pressão do ar sob a base do carro. Isto faz com que o carro seja sugado para o chão, criando uma força descendente enorme.
A eficácia dos fan cars já foi provada na história real. Em 1970, um fan car chamado Chaparral 2J participou na Can-Nam e o seu desempenho incrível fez com que fosse banido em apenas um ano. Mesmo na F1, Brabham usou um fan car, chamado BT46B, em 1978, e como ganhou a corrida de abertura com uma velocidade brutal, foi banido após uma só corrida.
O benefício de um fan car é que consegue gerar uma força descendente constante, independentemente da velocidade momentânea do carro, permitindo-lhe manter a velocidade de curva alta nas curvas de baixa velocidade.
Após a avaliação da tecnologia no carro, o X2010 foi reprojetado, incorporando melhorias aconselhadas por Adrian Newey. Com a pouca resistência ao ar conseguida através da sua suave cúpula de vidro e cobertura total dos pneus, e a força descendente ganha em velocidade baixa usando as ventoinhas, bem como em alta velocidade, com os aerofólios traseiros e difusor traseiro, o carro consegue atingir uma velocidade máxima de 499 km/h, com uma força G lateral máxima que excede os 8G.
Esta especificação está virtualmente no limite do que o corpo humano pode suportar.
O piloto que efetuou o período de testes do carro foi o piloto de F1 Sebastian Vettel. Na primeira volta, ele diminuiu o recorde de percurso dos carros de F1 no Suzuka Circuit em mais de 20 segundos, conseguindo usar o alto potencial da máquina X2010.
O X2010 personifica o ?Sonho de Maior Velocidade?, nascido da combinação de imaginação e tecnologia do Gran Turismo e Red Bull.
Fonte: Gran Turismo 6.
Miniatura número 21702 no sistema de coleções, com 296 acessos no total.
Miniatura inserida em: 28/07/2014. Última modificação em: 02/09/2020.
|