Carregando...
     
   
 
[phpBB Debug] PHP Warning: in file /home/mundoemminiatura/public_html/colecao/miniatura.php on line 71: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given
[phpBB Debug] PHP Warning: in file /home/mundoemminiatura/public_html/colecao/miniatura.php on line 72: mysql_fetch_assoc() expects parameter 1 to be resource, boolean given
[phpBB Debug] PHP Warning: in file /home/mundoemminiatura/public_html/colecao/miniatura.php on line 73: mysql_fetch_object(): supplied argument is not a valid MySQL result resource

FORD 999

Colecionador:

 

País: Estados Unidos | Ano: 1902 | Marca:Brumm | Escala:1/43 | Categoria:Recordes Mundiais | Código: R015

Slide Show

 

Descrição

1632 - Henry Ford tinha interesse em carros de corrida e em 1901 construiu e dirigiu um veículo que venceu uma disputa contra Alexander Winton e outros adversários. Com a receita oriunda dessa competição fundou a Henry Ford Company. Em março de 1902, em virtude de disputas com acionistas, Ford deixou a empresa, levando consigo 900 dólares e um projeto de carro de corrida. Henry Leland assumiu a empresa e, ainda em 1902, transformou-a na Cadillac Motor Company.

Henry Ford, em colaboração com o ciclista Tom Cooper, financiador do projeto, mais uma equipe de assistentes, dedicaram-se a criar dois veículos de competição. O resultado da empreitada foi um enorme motor com quatro cilindros em linha, 18,8 litros (1155,3 polegadas cúbicos), com cerca de 70/100CV, montado sobre um chassis de madeira sem qualquer carroçaria. O custo total do projeto ficou em 5.000 dólares, uma quantia considerável para a época.
Com os carros ainda em desenvolvimento, Ford deixa a sociedade, vendendo sua parte a Tom Cooper e Barney Oldfield por oitocentos dólares, abrindo mão das receitas futuras oriundas das corridas, mas mantendo o nome Ford nos veículos e o direito de exploração de promoções e publicidade futuras, o que veio a garantir sua imagem diante do sucesso obtido pelo carro.

No verão de 1902 Oldfield e Cooper começaram a construir o carro vermelho, que foi batizado com o número 999. Esse número foi uma homenagem à locomotiva americana Empire State Express, que levava esse número e que, em 10 de maio de 1893, estabeleceu um recorde mundial de velocidade, atingindo 112,5 mph (181,1 km/h), tornando-se o primeiro veículo dirigido por um homem a ultrapassar 100 mph (160 km/h), sob sua própria propulsão.

O outro carro - amarelo - foi batizado Arrow (Seta).

Em 25 de outubro de 1902, o inexperiente Barney Oldfield dirigiu o 999 e derrotou, como Henry Ford previra, Alexander Winton, W.C.Bucknam e Charles Shauks, com grande facilidade, percorrendo as cinco milhas na pista de Grosse Pointe em 5 minutos e 28 segundos, um recorde nos Estados Unidos.
O 999 participou de toda turnê norte americana vencendo muitas competições.
Cooper manteve a posse do carro, enquanto Oldfield passou a correr juntamente com o antigo adversário, Winton.

Em setembro de 1903 o Arrow, o carro amarelo, acidentou-se, matando seu piloto Frank Day.

Henry Ford, que com os 800 dólares que recebera de Oldfield e Cooper, já havia iniciado as atividades da Ford Motor Company, comprou o carro avariado, recuperando-o, com a finalidade de realizar uma prova de velocidade sobre a superfície de um lago gelado.
No dia 12 de janeiro de 1904, Henry Ford dirigiu o reformado Arrow, pintado de vermelho e rebatizado 999 ? a imprensa passou a chamá-lo de ?novo 999?, por ter sido reformado, ou ?Red Devil?, ou com uma combinação dos dois ? no Lago Saint Clair, a uma velocidade de 91,37 mph (147,05 km/h), novo recorde, que durou apenas um mês, mas que foi amplamente divulgado nos meios de comunicação trazendo uma excelente publicidade para a empresa Ford.

O veículo original está exposto no Museu Henry Ford em Dearborn, MI. Existe uam réplica que está no Motorsports Hall of Fame do American Museum em Novi, MI.


Miniatura número 5215 no sistema de coleções, com 332 acessos no total.

Última modificação em: 15/02/2011.


 

Compartilhar esta Miniatura:



     

 

 

Sistema de Controle de Coleção desenvolvido por José Arnaldo (minimotor) e Nizaor Jr (JotaErre).
Em parceria com Marcos (killerhemp) e o Mundo em Miniatura.