O Ford Fusion foi feito com base (plataforma, motor, câmbio, suspensão) do Mazda 6, um carro robusto e de renome mundial. Sendo fabricado no México, o Fusion se beneficiou do acordo de livre comércio entre o Brasil e o México, que não cobra taxa de importação para carros fabricados no outro país. Sendo assim, o Fusion foi disponibilizado no Brasil com preços bastante competitivos, com preço na faixa dos sedãs médios nacionais tops (tais como Honda Civic EXS, Toyota Corolla SE-G, Chevrolet Vectra Elite, etc.), mesmo sendo de uma categoria superior (sedãs médio-grandes, tais como Volkswagen Passat, Honda Accord, Toyota Camry, etc.)
O Fusion começou a ser vendido no Brasil a partir de 2006 e somente na versão top (SEL). Em 2007 foi trazida a linha 2008 para o mercado brasileiro, adicionando novas opções de cores às já disponíveis, além de outros itens de série, como sensor de estacionamento instalados nos pára-choques, sensor de monitoramento da pressão dos pneus e abertura da porta com acionamento por teclado numérico. Também traz sistema de som com 10 auto-falantes, direção hidráulica, um conjunto de 6 air bags (2 frontais para o motorista e passageiro, 2 para os passageiros do banco traseiro, 2 superiores do tipo cortina), freios ABS nas quatro rodas transmissão automática de 5 velocidades com redução eletrônica, interior em couro, ar-condicionado digital, acendimento automático dos faróis, rodas de liga leve com aro 17 polegadas, teto solar (único opcional), motor 2.3L 16V com 162 cv de potência (capaz de fazer de 0-100km/h em 10,3 segundos). É um dos maiores sedã da sua categoria com 4,83m de comprimento.