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NISSAN SKYLINE GT-R R34 NISMO R-TUNE VERSION

Colecionador:

 

País: Japão | Ano: 2003 | Marca:Auto Art | Escala:Desco | Categoria:Carro de rua | Código: 77357

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Descrição

Vendido


Nos tempos modernos, a imagem de uma empresa, pessoa ou corporação, é tudo. Fortunas são feitas em cima de imagem. As pessoas lembram das marcas por seus maiores (ou piores) destaques.

Stanley Kubric é o homem do filme "Laranja Mecânica"; Ian Fleming é o pai do James Bond; a Porsche é o reflexo do 911; e a Nissan é a marca do Skyline.

Mas, o que é um Skyline? É o nome usado no Japão para as dinastias dos modelos anteriores do atual GT-R. Hoje pouco vemos o nome Skyline nos produtos correntes da marca, pois a sigla GT-R foi o destaque do carro criado sob o olhar cuidadoso de Carlos Ghosn, para trazer de volta o ícone japonês dos anos oitenta e noventa. E ainda mais, espalhar pelo mundo o poder do Godzilla.

O Nissan GT-R atual nasceu por ordem direta do presidente da empresa. A equipe de projetos deveria entregar um carro que fosse não apenas competitivo, mas referência no mercado. Leia-se ?o GT-R tem que acabar com o 911 Turbo, e ser mais barato?.


Nissan GT-R da geração atual

O modelo atual foi o primeiro GT-R a ser vendido mundialmente. Escolheram manter apenas a sigla GT-R, mas a nomenclatura Skyline é forte no Japão, pois existe há anos e ainda pode ser vista referenciando o carro atual ? não oficialmente, é claro.

Mas o que fez a Nissan ficar marcada por conta deste nome? O que esse tal de GT-R tem que um Sentra não tem? Simples, uma legião de adoradores que todos os dias acendem velas e rezam em idiomas antigos e estranhos para mostrar seu amor por um ícone da cultura japonesa.

Falando em cultura, isto é algo que os orientais têm e valorizam como uma religião. O mundo das corridas de rua, do drift e dos carros preparados é tão forte no Japão como o futebol no Brasil.


O nome Skyline existe desde os anos 1960

Como toda cultura tem figuras de destaque, o nome GT-R, ou Skyline, são dos maiores neste estranho mundo japonês. A linhagem existe desde os anos 1960, e sempre foi referência para carros rápidos da marca.

Talvez o modelo que mais ajudou a cravar na história todo o trabalho duro e bem-executado que a Nissan fez neste segmento de carros esportivos, foi o antecessor do modelo atual, o R34, que exisitu do final dos anos 1990 ao começo dos anos 2000.


Nissan R34, a geração que antecedeu o Godzilla atual

O Skyline R34 é um mito. Seu desempenho é respeitado por todos. Os preparadores adoram o R34 por conta de seu alto potencial de preparação. Não é raro no Japão achar carros deste tipo com mais de 700 cv. Tecnologia e desempenho estão no DNA do Skyline há gerações. Os últimos modelos foram destque nos campeonatos japoneses de carros de turismo, com diversos títulos nacionais e inúmeras vitórias.


O GT-R é um vencedor nas pistas do Japão há anos, este é um R32

O R34 veio de uma familia de carros esportivos desenvolvidos para o mercado local, e com as exigências locais. O japonês é muito ligado em tecnologia de áudio e vídeo, em geral, em equipamentos eletrônicos. O painel de LCD do Skyline disponibiliza informações em tempo real sobre o funcionamento do motor, da transmissão, temperaturas dos componentes, gráficos de aceleração, força lateral... enfim, tudo o que uma geração do tempo dos videogames gosta.

Para completar, é possível ligar um laptop a uma porta de conexão no carro e baixar todos os dados que o carro gravou. Hoje em dia, dizem que é um problema, pois a compatibilidade é baixa e apenas programas japoneses com sistemas japoneses da época conseguem fazer a leitura correta.


Chassi do R34, tração integral inteligente

O Skyline tem uma forte ligação com os videogames. O jogo Gran Turismo do Playstation, desde sua primeira versão, foca bastante nos models japoneses, e a cada novo lançamento, mais detalhado e realista o jogo ficava, e cada vez mais os modelos japoneses se destacam. A ligação entre o jogo e a Nissan foi tão grande que o GT-R atual teve seu painel multimídia desenvolvido pelos criadores do jogo.

O interior é relativamente simples, sem grandes frescuras nem modernismos. Só o painel LCD multifuncional se destaca em meio ao mundo comum que poderia se confundir com qualquer sedã da época.


O painel é simples, apenas o básico, e uma tela de LCD multifuncional

Não apenas o painel digitral do Skyline era moderno, seu chassi era muito sofisticado. O sistema de tração integral, chamado ATTESA E-TS Pro (Advanced Total Traction Engineering System for All-Terrain, ou Sistema Avançado de Tração Total para Todo-Terreno), é todo eletrônico e com capacidade adaptativa de alta velocidade de resposta.

Em condições normais, o torque é todo enviado para as rodas traseiras. Ao menor sinal de que algo vai dar errado, os computadores do carro gerenciam os conjuntos de embreagens multidisco imersos em óleo da caixa de transferência e passam a transmitir torque para as rodas dianteiras. Até 50% do torque pode ir para as rodas dianteiras.


Defletores e extrator de ar de compósito de fibra de carbono mostram que o carro é sério

Complicados diferenciais de deslizamento limitado ajustavam o torque entre as rodas direitas e esquerdas do carro, sempre com o ótimo desempenho e velocidade de curva como objetivos.

Em parceria com o sistema de tração inteligente, o R34 tem também um sistema de esterçamento das rodas traseiras. Chamado de SUPER HICAS (High Capacity Actively Controlled Steering, ou Esterçamento de Alta Capacidade com Controle Ativo), o sistema não foi novidade no R34, mas bem aprimorado para um resultado excepcional. Os primeiros sistemas HICAS tinham acionamento hidráulico, no R34 já era elétrico (daí o SUPER do nome).

O Skyline agarra o asfalto das curvas como poucos carros de rua conseguem. No limite de aderência, o carro é neutro. Os engenheiros conseguiram eliminar o subesterço característico dos carros de tração integral. Mesmo com mais de 1.550 kg, o carro é muito rápido em mudança de trajetória.


Era assim que o motor de um Skyline saía da linha de montagem

O motor do R34 é outro que acumula seguidores pelo mundo todo. Chamado de RB26DETT, é também uma evolução de seus modelos anteriores, que existem desde os anos 1980. Um belo seis-cilindros em linha de 2.568 cm³, duplo comando de válvulas e dois turbocompressores, com valores de potência desde 280 cv até quase 400 cv, de fábrica.

Muito trabalho foi feito para reduzir o efeito do lag das turbinas dos modelos anteriores, e com o uso de materiais nobres como cerâmica, praticamente não havia mais este efeito. Corpos de aceleração individuais por cilindro gerenciados eletronicamente melhoram a admissão.

Pelo fato do motor não ser inteiramente novo, muitos kits de preparadores independentes já estavam disponíveis para instalar nos R34 e jogar a potência para estratosféricos 600, 700 e até 1.000 cv, capaz de transformar o carro rapidamente em uma enorme e flamejante bola de fogo em alta velocidade, pois quanto mais potência, mais habilidade para guiar é necessária e ac chance de algo dar errado aumenta. Inúmeros itens para aumentar a potência do seis-cilindros podem ser comprados no mercado japonês.

Assim como a Mercedes-Benz tem a AMG, a Nissan tem a Nismo (Nissan Motorsport International) como preparadora oficial de seus carros. A Nismo fez diversas versões do Skyline, com várias opções de potência para o RB26, como é chamado o motor do R34 para os íntimos.

Curiosamente, um brasileiro é há anos consultor técnico da Nismo, ultimamente para Europa: Ricardo Divila, o engenheiro que foi diretor técnico de Equipe Fittipaldi de F-1, atualmente vivendo na França.


R34 preparado pela Blitz, com 1.000 cv

Além da Nismo, muitas outras preparadoras independentes colocaram as mãos no R34 para criar verdadeiros monstros. A HKS e a Blitz são duas delas, com o seus modelos com mais de 1.000 cv de potência. Ambos ficaram tão conhecidos que aparecem também nos jogos da série Gran Turismo.

É possível encontrar no mercado praticamente tudo o que se pode imaginar para deixar um R34 mais potente, ou mais leve, ou mais resistente. Radiadores maiores, turbinas maiores, intercoolers especiais com arrefecimento a água, árvores de transmissão de compósito de fibra de carbono, centrais eletrônicas programáveis ou pré-programadas, sistemas de admissão e escapamento, rodas, peças de carroceria de compósito de fibra de carbono, praticamente tudo o que se imaginar.


Amortecedores especiais para o carro podem ser comprados no mercado de acessórios

Por curiosidade, procurei alguns destes itens de performance para o R34 pela internet. Jogo de polias e escapamentos existem aos montes, variam de 200 dólares até mais de 5.000 dólares.


Kit de novas turbinas da HKS para aumentar a potência do Skyline

Kits de upgrade para o sistema do turbocompressor também existem inúmeras opções, chegando a custar até 12.000 dólares para um completo, com turbinas, tubulação, intercoolers e válvulas.



E assim que o motor fica após uma customização

Assim como temos por aqui encontros de proprietários de Fusca, Mustang e Dodge, no Japão há os encontros de Skyline. Centenas de Skylines de diversas gerações juntos em um só lugar, e muitas vezes os eventos são em autódromos para seus participantes colocarem seus carros na pista. Particularmente acho este tipo de evento bem mais interessante que apenas encontros ?estáticos?, pois carros de alto desempenho devem ser vistos em movimento.


Encontro de Nissans

O filme "Velozes e Furiosos" também ajudou a difundir a cultura dos carros customizados e do drift. Um dos carros de destaque dos filmes foi um Skyline R34. Infelizmente no sábado passado um acidente de carro tirou a vida do ator Paul Walker, protagonista da série, o personagem Brian.

O GT-R atual deve muito de sua fama e reputação ao R34. Junto com o Skyline, talvez apenas o Toyota Supra e o Mazda RX-7 tenham alcançado este nível de cultuação pelos japoneses.


Paul Walker e o R34 no filme "Velozes e Furiosos"

O Slyline é um elemento vital na trajetória da Nissan, e até mesmo o atual presidente, com grande visão do mercado e que não é japonês, reconheceu que a marca não poderia ficar sem sua estrela. É mesmo um ícone oriental e que ainda viverá por muito tempo.


Miniatura número 7876 no sistema de coleções, com 205 acessos no total.


Miniatura inserida em: 27/08/2010.

Última modificação em: 25/02/2014.


 

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