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TVR CERBERA SPEED 12

Colecionador:

 

País: Inglaterra | Ano: 1999 | Marca:Hot Wheels | Escala:1/18 | Categoria:Concept Car

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Descrição

Ao longo da complexa e extensa história do automóvel, muitos nomes surgiram e desapareceram do cenário, alguns celebrizando-se e tornando-se ícones de desempenho, velocidade, luxo, status e tecnologia. Um nome em particular, trás associado tudo isto, além de arrojo e inovação. A inglesa TVR tem ao longo dos anos se caracterizado como uma pequena, porém sólida e típica representante dos fabricantes de esportivos de série especial e limitada.

Fundada em 1947 por TreVoR Wilkinson - na época apenas um jovem engenheiro - a empresa inicialmente limitava-se a produzir chassis especiais (bastante rígidos e leves) em ligas de alumínio, a princípio inspirados em outros modelos. O primeiro TVR utilizava chassis próprio e elementos mecânicos da Ford, entre eles o motor e que por muitos anos foi a base preferida pela empresa, para desenvolver seus veículos. No fim da década de 50 a TVR produzia o seu primeiro Grantura, cujo sucesso rendeu exportações para os EUA.

O sucesso alcançado pela TVR e a sua associação como fabricante de legítimos esportivos de sangue europeu, culminou com o desenvolvimento de motores ainda mais poderosos ao longo dos anos 90. A frente da equipe o audacioso Peter Wheeler, que entre outros projetou o Speed Six do Tuscan. neste ponto a idéia era ingressar em LeMans com algo novo para bater os V8 turbo - um V12. Juntaram para isso dois Speed Six e conseguiram sem muito trabalho 660 cv!

No estágio seguinte do desenvolvimento o motor V12 de 7.7 litros, em bloco de aço e cabeçote em alumínio com 48 válvulas, gerava facilmente 800 cavalos a 8250 rpm e 89.9 kgfm de torque a 5750 rpm. Faltava ainda um carro com um chassis extremamente rígido e equilibrado, equipado com suspensão independente nas quatro rodas (marca registrada da TVR) para empurrar. Foi assim que nasceu o Speed 12.

Em cima do chassis tubular em ligas de alumínio e fibra de carbono foi assentada uma carroceria igualmente leve e resistente, também em fibra de carbono e kevlar. Desta forma o carro resultante alcançou o peso extremamente baixo de 1020 kg! A esta altura já se pode imaginar do que o Speed 12 seria capaz de fazer, com uma relação peso / potência de apenas 1.275 kg/cv!!! Nem mesmo máquinas como a McLaren F1 ou Bugatti EB Veyron alcançaram estes números. Aliás um dos objetivos do Speed 12 era bater o título de carro de "rua" mais rápido do mundo, até então de posse do bólido da McLaren.

Quando apresentado pela primeira vez ao mundo no Salão de Londres em 1997, os jornalistas o classificaram como "insano" e que seria uma irresponsabilidade guiar por ruas e estradas um carro com aquelas características. Por outro lado, seu design único de obra de Al Melling - outra peculiaridade da TVR - e as promessas que o Speed 12 garantiam, fizeram com que a lista de candidatos a uma das 12 unidades que deveriam ser produzidas por ano ao preço de US$ 400.000,00 não fosse pequena.

O pedigree garantido pela TVR, somado a alguma experiência em etapas do Mundial de Gran Turismo, fez a empresa almejar a participação do Speed 12. Entretanto, os ingleses desistiram da idéia após a restrição da FIA, que condicionava sua participação a abaixar os 800 cavalos do motor para 660!

Muito se especula a respeito do Speed 12 e pouco é confirmado pela TVR, mas a verdade é que a despeito de umas poucas unidades, o carro nunca veio a ser produzido em escala comercial como eram os planos iniciais. Algumas alterações estéticas e mecânicas ainda foram feitas no projeto inicial e que puderam ser vistas pela última vez no Salão da Austrália em 1999, onde apareceu rebatizado de Cerbera Speed 12, sem que algum "insano" felizardo pudesse contar com uma destas máquinas em sua garagem.

Nem mesmo os testes que foram realizados para registrar os números que o Cerbera Speed 12 era capaz, chegaram a ser homologados e suas marcas são divulgadas extra oficialmente. Alguns números podem ser comprovados simplesmente através do cálculo da velocidade que o motor atinge e pelas relações de marcha e diferencial, como por exemplo, a máxima. Diz-se que o carro é capaz de alcançar 240 milhas por hora (386 km/h)! Questionados a respeito deste número, os responsáveis pelo projeto simplesmente sorriem e dizem que 250 milhas (402 km/h) é o valor correto!!!

Caso a velocidade máxima real seja de 240 milhas por hora, o Speed 12 perde o posto de mais rápido para o McLaren F1 por pouco, mas se for de 250 então ele ganha. Qualquer que for o caso, é uma marca de respeito e que muitos perseguem sem alcançar e cuja verdade talvez nunca descobriremos. Por outro lado, em aceleração de 0 a 100 km/h o carro da TVR é simplesmente 8 (oito) décimos de segundo mais rápido que o da McLaren, ou seja, 3 segundos cravados!!! Para ir aos 320 km/h, apenas 30 segundos!

Para parar este verdadeiro míssil sobre rodas, freios à disco ventilados nas quatro rodas atuando com com pinças de seis pistões à frente e 4 atrás, sobre discos de 378 mm e 273 mm, respectivamente. Os pneus para suportar tanto a aceleração, quanto a frenagem absurdas, são 345/35 R18 e 285/35 R18.

Uma das raras aparições do Speed 12 em "ação", foi em 1998 em uma etapa do Privelege Gran Turismo Championship, em que a TVR compareceu com uma versão "amansada" do carro, segundo os patamares exigidos pela FIA e ainda com uma relação de marchas que lhe permitia alcançar apenas 300 km/h!

Fonte : http://www.envenenado.com.br/super/speed12/speed12.html


Miniatura número 8430 no sistema de coleções, com 193 acessos no total.


Miniatura inserida em: 30/09/2010.

Última modificação em: 23/12/2010.


 

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