Citação:
1- Quem é o indivíduo por trás do hobby?
Carlos Eduardo, 31 anos, casado, analista de tecnologia da informação e professor universitário. Nascido ocasionalmente em São Paulo (paraibano de coração - "naturalizado") mas de família inteira Paraibana. Voltei para João Pessoa em 1982 com três anos.
Citação:
2- Como entrou neste hobby? Ainda se lembra do seu primeiro modelo?
Comecei a colecionar em 1994, com 15 anos, na escala 1:18. Meu primeiro modelo foi um BMW 850i da Maisto. Cheguei a ter umas 90 miniaturas na escala 1:18. Adorava todo tipo de carro e quando vi aquela mini maravilhosa no shopping, passei dias babando até conseguir ganhar de presente dos meus pais. Naquela época, como não tinha renda, meus pais me davam uma "forcinha" comprando as minis para mim. Desisti dessa escala, pois ocupavam muito espaço e as secretárias domésticas geralmente pegavam nas miniaturas e iam limpá-las e terminavam quebrando-as. Na escala 1:64, eu comecei em 2002 com quatro minis da Hot Wheels e não parei mais.
Citação:
3- Após o tempo de coleção, como você se enxerga hoje? Colecionador ou acumulador?
Me considero um colecionador. Tento cuidar bastante das minhas minis e acompar as notícias das marcas preferidas. Estabeleço algumas metas para aquisições de modelos, mas nunca deixo de curtir as minis que já estão na coleção.
Citação:
4- Como você define sua coleção? Temática? Por escala? Conte um pouco dela para nós.
Minha coleção é temática. O tema principal são Muscles Car, Customs e Hot Rods, na escala 1:64. Mais de 90% da minha coleção é nesse tema. Mas também tenho uma linha "secundária" que são alguns Audis, Porsches e VW´s. Claro que de vez em quando compro outras minis, mas apenas quando gosto muito delas. Tenho poucas minis em outras escalas, mas muito poucas.
Citação:
5- Como armazena e expõe sua coleção?
Como eu colecionava 1:18 tenho várias pratileiras para exposição. Hoje eu coloco os meus dioramas nelas. Tenho aquelas estantes de nichos para minhas minis 1:64 mas não cabem todas elas. Várias delas estão naquelas maletas com divisórias, muito bem guardadas e de vez em quanto substituo as minis das estantes. Tenho um projeto para fazer um novo local para expor minhas minis que se Deus quiser não vai demorar muito para se concretizar.
Citação:
6- Possui cuidados especiais? Técnicas de conservação?
Não deixo as minis expostas à poeira. Além disso evito pegar na mini com a mão suada e quando eu manipulo as minis passo uma flanela para colocar novamente na maleta ou na estante. A tal da poeira destro qualquer coleção.
Citação:
7- Quais quesitos levam em consideração para a aquisição de modelos? Lista, gosto, segue um padrão?
Ultimamente tenho comprado várias minis de Greenlight, que é forte nos Muscle Cars (que sou apaixonado). Eu sempre acompanho os lançamentos dessa marca, as demais entram numa lista de desejados e quando tem uma "verba" para comprar no mês elas vem para a coleção.
Citação:
8- Como costuma adquirir suas minis?
A grande maioria delas são compradas no e-bay. Algumas outras são compradas de fornecedores do mercado livre.
Citação:
9- Você gosta de estudar a história real das suas miniaturas em relação ao modelo em escala 1:1?
Gosto sim. Adoro a era dos Muscles Cars. Sei que hoje por questões até de sustentabilidade esses carros não se adequam a nossa realidade, mas eram carros de design marcante, um motorzão e muita potência. Gostaria de ter vivido aquele tempo.
Citação:
10- Qual o carro de seus sonhos? Ele já existe em die-cast? Você tem?
O carro que foi um desejo na minha infância e, se Deus quiser, ainda terei um é o GOL GTi. Adoro principalmente aquela primeira safra de 1989-1990 (Quando era apenas em Azul Mônaco). Já tive a oportunidade de ter vários carros legais e bem melhores que o GTi tecnologicamente falando, mas esse marcou uma época. Em Die-cast eu não conheço, mas se tivesse já teria comprado.
Citação:
11- O que gostaria que mudasse nos atuais die-cast?
O Preço! As coisas chegam aqui muito carro. Lembro que em 1996 eu comprava BBurago 1:18 a R$ 25,00. Hoje isso é o preço de uma boa mini 1:64.
Citação:
12- Já fez alguma loucura para comprar uma mini?
Não cheguei a fazer loucura para comprar uma mini, mas teve mês de me exceder um pouco no que havia planejado, hoje eu seguro mais os gastos até porque tenho outros compromissos.
Se bem que o que eu mais gosto de comprar são minis. Quando saio para comprar outras coisas eu sempre tenho o seguinte raciocínio: "Com esse valor eu teria comprado x miniaturas"
Citação:
13- Como sua família encara seu hobby?
Meu Pai gosta bastante e me incentiva, minha mãe diz que se eu parasse de comprar minis eu teria comprado outro carro de verdade
. Se bem que ela hoje que não tá falando isso mais não. Minha esposa no início não gostava muito, depois ela viu que era algo importante para mim. Ela , inclusive, já me presenteou com minis. O resto da minha família acha legal e sempre pede para ver minha coleção.
Citação:
14- Obsessão ou Hobby, como você define seu ato de colecionar?
Um Hobby. Acho que se fosse uma obsessão não seria prazeiroso.
Citação:
15- Qual o "peso" de sua coleção em sua vida, você viveria sem? Se precisasse vender, você venderia?
Eu acho muito importante. Ela é uma espécie de válvula de escape. Se fosse necessário vender eu até venderia, mas com muito dó e na última das ocasiões. Não coleciono pensando em vender.
Citação:
16- Como você vê o futuro de sua coleção?
Crescendo com minis mais encantadoras a cada dia, se Deus Quiser!