Citação:
1- Quem é o indivíduo por trás do hobby?
Fabio Petenati, trabalho na Prefeitura de São Caetano do Sul/SP na Diretoria de Transportes. Sou casado tenho 37 anos e sou pai do pequeno Arthur que veio ao mundo no último dia 05 de dezembro.
Citação:
2- Como entrou neste hobby? Ainda se lembra do seu primeiro modelo?
Costumo dizer que sou colecionador desde criancinha, minhas primeiras lembranças sempre são juntas de várias miniaturas de carros, caminhões, motos e veículos de todos os tipos, essa paixão vem de berço, disso tenho certeza. Meu primeiro modelo eu não lembro, mas todos eram Matchbox, que minha mãe comprava numa lojinha no Rudge Ramos em São Bernardo do Campo.
Citação:
3- Após o tempo de coleção, como você se enxerga hoje? Colecionador ou acumulador?
Atualmente estou deixando de ser um acumulador, que tinha que comprar miniaturas todas as semanas, tava se tornando um vício. Depois que comecei a enxergar as coisas de uma maneira diferente, graças ao convívio aqui no Mundo em Miniatura, comecei a procurar mais a qualidade do que simplesmente a quantidade.
Citação:
4- Como você define sua coleção? Temática? Por escala? Conte um pouco dela para nós.
Minha coleção tem um pouco de tudo, na grande maioria a escala 1:64 se destaca, poucos modelos 1:18 e 1:24. Os modelos muscles, hot e modelos antigos são os temas principais.
Citação:
5- Como armazena e expõe sua coleção?
A grande maioria estão lacradas e guardadas em várias caixas. Tenho 3 expositores para a escala 1:64 onde ficam algumas miniaturas e as minhas primeiras experiências na customização. Outra paixão que nasceu e cresce a cada dia.
Citação:
6- Possui cuidados especiais? Técnicas de conservação?
Somente os básicos, sempre guardar em locais adequados, as que estão em exposição procuro sempre fazer a limpeza e tentar deixa-las o mais longe possível de crianças e empregadas descuidadas.
Citação:
7- Quais quesitos levam em consideração para a aquisição de modelos? Lista, gosto, segue um padrão?
Para mim o gosto pelo modelo é o fator primordial na aquisição de uma nova miniatura para a coleção. Atualmente tenho um interesse muito forte pelos modelos Hot Rods principalmente os da marca Ford da época dos anos 30 e 40, esse é um tema que deve ser o principal da minha coleção daqui pra frente. A marca M2 Machines chegou no Brasil com um série de modelos na escala 1:64 que me atraiu bastante, essa é uma escala que me agrada pela facilidade de armazenamento das miniaturas. Depois da 1ª Convenção MM realizada ano passado aqui em São Caetano comecei a ver com outros olhos, graças ao grande amigo João Bosco, os diversos modelos Mini Cooper existentes no mercado e já comecei a montar uma pequena frota desses belos modelos aqui na minha coleção.
Citação:
8- Como costuma adquirir suas minis?
Sempre que posso visito algumas lojas especializadas, mas o grande volume das minhas aquisições vem das vendas pela internet, com o mínimo de tempo que temos atualmente essa é uma ferramenta útil para essa situação.
Citação:
9- Você gosta de estudar a história real das suas miniaturas em relação ao modelo em escala 1:1?
No começo não, o negócio era comprar e aumentar a cada dia a minha coleção, hoje faço esse estudo em dois temas da coleção: Hot Rods e Mini Coopers. Procuro saber pelo menos o básico dos modelos que pretendo adquir.
Citação:
10- Qual o carro de seus sonhos? Ele já existe em die-cast? Você tem?
O carro dos meus sonhos, já esta estacionado na minha garagem, trata-se de um Opala 1980 Coupe, foi um sonho de juventude que pude realizar graças a Deus, o danado ainda precisa de uma pequena reforma para deixar ele o mais original possível. E já vimos alguns modelos de Opalas lançados no mercado diecast.
Citação:
11- O que gostaria que mudasse nos atuais die-cast?
O mercado brasileiro é muito grande e com isso poderíamos ter um acesso melhor as marcas estrangeiras, e quem sabe uma diminuição dos impostos cobrados atualmente, fazendo os preços abaixarem.
Citação:
12- Já fez alguma loucura para comprar uma mini?
Algumas....rsrsrsrs!!!!!
Citação:
13- Como sua família encara seu hobby?
Tenho muita sorte, pois sempre tive apoio dentro de casa, sempre fui envolvido com isso desde criança então é algo que ta na minha vida desde que me começo por gente, minha esposa também aceita bem e não cria nenhum tipo de contratempo, e agora com o filhão que chegou teremos dois colecionadores em casa.
Citação:
14- Obsessão ou Hobby, como você define seu ato de colecionar?
Como disse anteriormente, já tive a minha fase de obsessão, hoje to mais tranqüilo e busco ter o hobby como aliado na luta contra o stress do dia a dia.
Citação:
15- Qual o "peso" de sua coleção em sua vida, você viveria sem? Se precisasse vender, você venderia?
Minha coleção tem a sua importância na minha vida, se puder não vender seria melhor, mas....a vida é cheia de contratempos e não sabemos o dia de amanhã.
Citação:
16- Como você vê o futuro de sua coleção?
Vejo que vou melhorar e graças ao convívio com as feras daqui do Mundo em Miniatura só tenho a agregar qualidade a minha coleção.