1- Quem é o indivíduo por trás do hobby?
Citação:
Julio Trois, sou Administrador de Empresas, tenho uma empresa de softwares e tenho 33 anos.
2- Como entrou neste hobby? Ainda se lembra do seu primeiro modelo?
Citação:
Sempre quis colecionar alguma coisa, minha esposa sempre foi uma colecionadora eclética, de bonecas à apontadores temáticos, mas eu nunca encontrava nada, tentei moedas, foi um fracasso, então passando por uma banca de revistas achei uma coleção da DeAgostine de motos de competição, acabei comprando uma do Valentino Rossi, em 1:24. Depois comprei mais motos, em 1:18, como Harleys e OCC, e alguns carros esportivos em 1:24, até que um dia resolvi colecionar meus carros favoritos, as Ferraris! O primeiro modelo que comprei foi a F355 spyder, amarela da Maisto...
3- Após o tempo de coleção, como você se enxerga hoje? Colecionador ou acumulador?
Citação:
Diria que colecionador, pois possuo 17 Ferraris 1:24, sou muito rígido na minha coleção, não saio do tema, não troco a escala, a única exceção que fiz foi colecionar com minha esposa as ministuras do Cars em 1:55. Mas durante este período de coleção, as tentações foram inúmeras, como colecionar outros esportivos 1:24, F1 em 1:24, Ferrari em 1:38 (Shell), no máximo que fiz foi colecionar Ferraris F1 em 1:24 do Schumacher, mas logo vendi, hoje estou focado, apesar das dificuldades da escala.
3- Como você define sua coleção? Temática? Por escala? Conte um pouco dela para nós.
Coleciono exclusivamente Ferraris turismo em 1:24, todas unicas, ou seja, não repito modelo, seja ela conversível, de rally ou de cor diferente, uma vez que um modelo é adquirido, é único. É complexo colecionar 1:24, não há opções, basicamente comprei tudo da Maisto e da BBurago, espero por algumas HW, mas aí depende da boa vontade da Mattel de trazer para o Brasil.
4- Como armazena e expõe sua coleção?
Citação:
Mandei fazer um display em formato de colméia, com 24 nichos com tamanho ideal para 1:24, em MDF, pintado, e com tampa de acrílico cristal, cada nicho é forrado com feltro, fica na parede, como um quadro.
5- Possui cuidados especiais? Técnicas de conservação?
Citação:
Quando compro faço uma limpeza cuidadosa, com um cotonete e água, passo uma flanela levemente úmida e, depois dou uma polida com uma flanela seca. Não utilizo nenhum produto químico. Depois mensalmente as retiro do display, retiro o pó (que é quase nenhum, pois está fechada no display, e giro as rodas, para evitar o "achatamento" das rodas.
6- Quais quesitos leva em consideração para a aquisição de modelos? Lista, gosto, segue um padrão?
Citação:
Tem que fazer parte do tema, da escala, tem que estar em bom estado e, não posso ter nenhum modelo igual na coleção, seja de cor diferente, de rally ou conversível ou não, mas não compro qualquer coisa, tenho que "gostar" da mini, um exemplo é a Ferrari 308 GTB, já tive a oportunidade inúmeras vezes de comprar o modelo da BBurago, mas achei tão feia, que não compro, estou a espera de um milagre, que algum dia alguém coloque a venda no ML a 308 GTB ou GTS da Majorette, aí sim comprarei. Outro fator importante é o preço, não fujo do padrão, uma mini desta escala não custa mais que R$50,00, se o comprador pede mais que isto, perdeu o cliente (claro que não estou considerando as Hot Wheels, que valem uns R$80,00).
7- Como costuma adquirir suas minis?
Citação:
Se o modelo é de linha, compro em lojas de brinquedo, e sites como Minis.com.br, OficinaModelismo.com.br e Balão Azul, mas se for fora de linha, tudo via Mercado Livre. Não importo nada, a única vez que importei levei um "susto" tão grande com o imposto (mais de 100%) que nunca mais comprarei.
8- Você gosta de estudar a história real das suas miniaturas em relação ao modelo em escala 1:1?
Citação:
Não na hora de comprar, normalmente pesquiso sobre o carro depois de chegar a minha coleção, aí procuro conhecer um pouco da história do modelo, suas particularidades.
9- Qual o carro de seus sonhos? Ele já existe em die-cast? Você tem?
Citação:
Não é um modelo específico, mas adoraria ter as Ferraris antigas, a Mattel lançou no exterior algumas recentemente, agora é rezar que chegue por aqui, como a 125S, 166MM, 250 GT Lusso, etc.
10- O que gostaria que mudasse nos atuais die-cast?
Citação:
Nos modelos em si, nada, estou satisfeito, acredito que o custo x benefício está ok, compro modelos baratos, portanto, exigir detalhes mínimos é impossível, gostaria que houvesse uma maior facilidade na aquisição dos modelos, que houvesse maior oferta, certamente isto seria muito bom.
11- Já fez alguma loucura para comprar uma mini?
Citação:
Loucura não, mas já fiquei 1 semana convencendo um vendedor do ML a baixar o preço da Mythos, ele queria R$100,00 + frete, depois de muita insistência, consegui por R$70,00 com frete incluso. Foi uma compra difícil, pois este modelo em 1:24 no Brasil é raro, valeu a insistência.
12- Como sua família encara seu hobby?
Citação:
Encara numa boa, minha esposa coleciona também os Cars e meu filho tem uma mini coleção de HW superesportivos em 1:64, mas existe uma regra muito simples, não deixar a coleção se tornar algo obsessivo, só compro se está no preço coerente e se tenho dinheiro, não é uma prioridade.
13- Obsessão ou Hobby, como você define seu ato de colecionar?
Citação:
Acho que é hobby, no início foi mais compulsivo e obsessivo, mas com regras e controle, hoje levo a coleção na boa, sem stress.
14- Qual o "peso" de sua coleção em sua vida, você viveria sem? Se precisasse vender, você venderia?
Citação:
Adoro minha coleção, é muito importante para mim, como um hobby, como a realização de um desejo de menino, mas existem outras coisas mais importantes, se o dinheiro da venda fosse determinante para comprar algo que precisasse ou desejasse muito, não hesitaria. Uns anos antes de começar a coleção passei por sérios problemas financeiros, portanto, sei que não existe nada mais terrível do que não te dinheiro para comer, para morar, e não ter ninguém para lhe estender uma mão, portanto, isto é importante, com certeza um teto ou um prato de feijão é muito, mas muito mais importante que qualquer hobby que eu tenha, é uma questão de categorizar as necessidades.
15- Como você vê o futuro de sua coleção?
Citação:
Como trata-se de um tema muito específico, e de uma escala terrível, é complicado prever o futuro, mas acredito que seja possível, no atual estágio, adquirir 2 ou 3 modelos por ano, mais do que isto é improvável, pois não há lançamentos. No primeiro ano foi fácil, comprei modelos já lançados, que estavam no mercado ou na mão de outros colecionadores, agora, as opções se reduziram. Acredito que neste ano de 2008, será mais fácil adquirir novos modelos para minha esposa do Cars, do que aumentar a minha.