1- Quem é o indivíduo por trás do hobby?
Citação:
Nascido e criado em Curitiba, tenho 31 anos, formado em jornalismo e direito.
2- Como entrou neste hobby? Ainda se lembra do seu primeiro modelo?
Citação:
Desde criança sempre tive e brinquei com os Matchbox. No final dos anos 80 conhecia a Bburago, quando a marca abriu uma loja no Shopping Mueller aqui em Curitiba. No princípio só vendiam F1 em 1/24. Uma Williams 85, Mclaren 86, Benetton 88 e Ferrari 84. Foram meus primeiros diecast. Meu primeiro 1/18, também foi um Bburago, comprado na mesma loja: um Jaguar E 1961.
Até 1996 só colecionei 1/18, principalmente F1 e carros de corrida. Em 1996 decidi que passaria a colecionar apenas F1 em 1/43, sendo que as primeiras foram uma Benetton 1996 do Gehard Berger, e uma Williams 1997 do H. H. Frentzen (ambas da Minichamps).
Em 2002 cheguei a conclusão que colecionar F1 estava muito chato. Os carros não mudavam praticamente nada entre um ano e outro, e não havia praticamente nenhuma empresa lançando modelos das décadas passadas. Isso me levou a ter mais um tema na coleção: carros de competição (não mais antigos do que 1970) em 1/43. Meu primeiro foi uma Mclaren F1 GTR 1997, fabricada pela Minichamps.
De lá para cá tenho colecionado basicamente F1 e competição em 1/43, com algumas escapadas por carros de competição em 1/18.
3- Após o tempo de coleção, como você se enxerga hoje? Colecionador ou acumulador?
Citação:
No início certamente fui um acumulador. Comprava qualquer carro que eu gostasse. Depois que resolvi migrar paras os 1/43, acredito que tenha me tornado mais colecionador mesmo.
4- Como você define sua coleção? Temática? Por escala? Conte um pouco dela para nós.
Citação:
Acho que já ficou relativamente claro na questão 2, mas posso dividi-la da seguinte maneira: F1 e competição em 1/43. Em 1/18 tenho também os mesmos temas, mas quase tudo mais antigo, da época anterior à migração para o 43.
As vezes compro alguma coisa diferente, como umas motos 1/12 do Valentino Rossi (Minichamps). Ano passado comprei (e gostei tanto que até hoje penso em abrir um novo tema na coleção) uma miniatura da Action em 1/24 de um Chevrolet Monte Carlo que o Jeff Gordon usou na temporada 2007 da NASCAR.
Relendo a resposta, dá pra resumir que o tema, no fundo, se restringe a veículos de competição.
5- Como armazena e expõe sua coleção?
Citação:
A grande maioria está em prateleiras, protegidas por vidro ou tampas de acrílico.
6- Possui cuidados especiais? Técnicas de conservação?
Citação:
Antes de colocá-las nas prateleiras, limpo-as com um pincel. Fora isso, eventualmente (muito eventualmente) quando acho que alguma está suja, dou uma limpada.
7- Quais quesitos leva em consideração para a aquisição de modelos? Lista, gosto, segue um padrão?
Citação:
Os F1 eu compro tudo o que eu não tenho e que eu goste. As únicas coisas que faço questão são que tenham uma qualidade padrão Minichamps, e que tenha a figura do piloto. Quanto aos de competição, hoje estou bem mais seletivo por causa da falta de espaço. Ando até pensando em começar a colecionar apenas Ferraris em resina.
8- Como costuma adquirir suas minis?
Citação:
A imensa maioria através da internet. Lojas, contatos, ML (grande parte veio de lá, mas depois que cancelaram meu cadastro sem motivo algum, ando me recusando a comprar lá). Ainda não comprei no ebay, pois tenho medo de cair num buraco negro.
9- Você gosta de estudar a história real das suas miniaturas em relação ao modelo em escala 1:1?
Citação:
Como a grande maioria dos meus modelos são F1 e competição, é meio que natural que eu saiba a história deles, pois amo as competições e estou sempre lendo sobre o assunto e assistindo as corridas.
10- Qual o carro de seus sonhos? Ele já existe em die-cast? Você tem?
Citação:
O 1/1 dos meus sonhos é o Aston Martin DB9. Na minha coleção tenho vários na versão de corrida, o DBR9.
11- O que gostaria que mudasse nos atuais die-cast?
Citação:
O preço. Poderia ser mais barato.
12- Já fez alguma loucura para comprar uma mini?
Citação:
Além de torrar todo o salário? Nenhuma...
13- Como sua família encara seu hobby?
Citação:
Sou solteiro, então não tenho muita preocupação com isso. Meus pais gostam, mas acham que eu devia economizar ao invés de gastar tanto em carrinhos.
14- Obsessão ou Hobby, como você define seu ato de colecionar?
Citação:
Hobby. Obsessão pra mim é perder o controle sobre alguma coisa. Ainda não cheguei nesse ponto.
15- Qual o "peso" de sua coleção em sua vida, você viveria sem? Se precisasse vender, você venderia?
Citação:
Adoro minha coleção. Se precisasse vender, seria difícil, mas venderia. Acho que foi o Luciano que disse aqui no MM uma vez: “se o dinheiro pode comprar, não é caro”. É meio que por aí. Se um dia precisasse vender, venderia. E quando pudesse, começaria tudo de volta.
16- Como você vê o futuro de sua coleção?
Citação:
Com problema de espaço cada vez maior.