Quem é o indivíduo por trás do hobby?
Citação:
R: Cristiano, 31 anos, casado, servidor público e desde fevereiro deste ano pai de uma menina linda.
2- Como entrou neste hobby? Ainda se lembra do seu primeiro modelo?
Citação:
R: Quando mais novo comprei por curiosidade duas miniaturas Ferrari no posto Shell e uma 1:18 Porsche Boxter (agora estas minis estão na casa dos meus pais). Após estas fiquei muito tempo ligado em CDs e filmes. Em 2004 buscando informações pela internet sobre carros apareceram no Google fotos de miniaturas que, inevitavelmente, me levaram ao Mercado Livre onde iniciei comprando miniaturas em 1:32 (fabricante Saico) e, após curto período de tempo, a primeira 1:43 (Toyota Corolla da High Speed). Após outras consultas na net localizei o fórum Webkits onde pude obter mais informações a respeito de outras escalas.
3- Após o tempo de coleção, como você se enxerga hoje? Colecionador ou acumulador?
Citação:
R: Acredito ser acumulador, pois aquilo que me agrada, seja na escala 1:43 ou 1:64, sempre que possível entra pra coleção. Achava que permaneceria com o foco em minis Peugeot mas infelizmente a relação custo/benefício delas aqui no Brasil não é favorável.
4- Como você define sua coleção? Temática? Por escala? Conte um pouco dela para nós.
Citação:
R: A modesta coleção é focada nas escalas 1:43 e 1:64 como já adiantado acima. Como não é novidade para os colegas, tenho apreço por miniaturas Peugeot naquelas escalas, mas não descarto outras marcas de que gosto pelo apelo visual e qualidades do modelo 1:1. Também separo espaço para 1:64 JL (muscle cars). Tendo em vista a temporada que passei no fórum HWC, onde tive a feliz oportunidade de conhecer várias figuras (muitos freqüentam aqui), vieram para a coleção alguns HW, Jadas, Maistos, MBs, RealToys
Recentemente também minis 1:43 da coleção Altaya dos 100 anos....
5- Como armazena e expõe sua coleção?
Citação:
As 1:64 ficam em caixas compradas prontas e outras feitas com muito carinho pela esposa. As 1:43 ficam amontoadas numa pequena estante nas suas embalagens próprias para evitar poeira
.
6- Possui cuidados especiais? Técnicas de conservação?
Citação:
Como disse, as minis ficam guardadas e/ou mantidas nas suas embalagens. Sempre que posso checo se estão todas bem, atentando para o estado geral.
7- Quais quesitos leva em consideração para a aquisição de modelos? Lista, gosto, segue um padrão?
Citação:
Principalmente gosto, quando vejo a foto na net tenho 60% de impulso para adquirir. Os outros 40% são divididos entre poder aquisitivo, tempo e padrão da coleção, ou seja, após verifico se encaixa nos meus temas preferenciais.
8- Como costuma adquirir suas minis?
Citação:
Internet basicamente. Apesar de Juiz de Fora ser uma cidade de médio para grande porte não possui loja especializada em diecast. Algumas lojas de games às vezes vendem mas pecam principalmente pela falta de opções e pela falta de minis 1:43.
9- Você gosta de estudar a história real das suas miniaturas em relação ao modelo em escala 1:1?
Citação:
Quando se trata de Peugeot gosto de buscar informações na internet. Para os outros modelos apenas quando as informações são fáceis de achar (v. fascículos da coleção 100 anos da Altaya). Recomendo o site BestCars como referência para informações.
Ontem resolvi pegar uns livros indicados pelos colegas no tópico específico, espero o recebimento para opinar.
10- Qual o carro de seus sonhos? Ele já existe em die-cast? Você tem?
Citação:
Mustang Bullitt do filme do Steve Mcqueen. Tenho a mini em 1:43 (MC). Seguem fotos tiradas recentemente. Achavam que seria algum Peugeot né?
11- O que gostaria que mudasse nos atuais die-cast?
Citação:
O preço (para baixo é claro).
12- Já fez alguma loucura para comprar uma mini?
Citação:
Se loucura é acompanhar os lances no ML até o último segundo já.
13- Como sua família encara seu hobby?
Citação:
Acham que gasto muito tempo e dinheiro com ele. Também se preocupam com a falta de espaço para guardar (moro em apartamento). Felizmente como estou de férias agora posso dedicar um pouco mais ao hobby e responder esta entrevista do colega Marcos.
14- Obsessão ou Hobby, como você define seu ato de colecionar?
Citação:
Obsessão foi a fase dos HW, não podia ver uma gôndola que corria tentando achar um T-Hunt. Com as 1:43 é mais tranqüilo, pois só pego as da coleção Altaya de que gosto e as da internet quando posso.
15- Qual o "peso" de sua coleção em sua vida, você viveria sem? Se precisasse vender, você venderia?
Citação:
Claro que viveria sem, a coleção é um passatempo. Apreciar minis de todos os ângulos, tirar fotos, voltar com elas para as caixas e estante é ótimo quando tenho tempo livre e ânimo.
Venderia todas, com exceção do Mustang Bullitt, alguns DTM e, claro, dos Peugeot. Acho que ficaria com alguns JL em 1:64 também.
16- Como você vê o futuro de sua coleção?
Citação:
Acho que à medida que cresce a gente não vai vendo a coleção por inteiro, né ? Falta de espaço limita bastante a vinda de outras, porém pretendo somar minis da Altaya e outras que gostar (leia-se os temas elencados na minha assinatura).