1- Quem é o indivíduo por trás do hobby?
Citação:
Meu nome é Marcelo Baiamonte, tenho 37 anos, moro em Santo André/SP, tenho um maravilhoso filho de 12 anos, atuo profissionalmente na fabricação de equipamentos de automação para exploração de petróleo em alto mar. Me considero uma pessoa simples, sincera e tranquila, gosto de automóveis, sou Tricolor (SP) de coração, gosto do bom Rock dos anos 70 e adoro apreciar belas mulheres.
2- Como entrou neste hobby? Ainda se lembra do seu primeiro modelo?
Citação:
Por gostar de automóveis. Em 1992 eu vi em uma loja uma miniatura que na época era super detalhada, abria as portas, os compartimentos do motor e bagagem, motor e interior detalhados, "o volante girava e as rodas viravam .... era incrível" eu nunca tinha visto nada igual e acabei comprando. Me lembro com se hoje fosse, meu primeiro modelo foi um Lamborghini Diablo amarelo da Bburago.
3- Após o tempo de coleção, como você se enxerga hoje? Colecionador ou acumulador?
Citação:
Me vejo como um Colecionador pois compro cada modelo com muito critério, compro modelos que realmente me agradem, escolho cada um dos meus modelos entre outros detalhes pela beleza do design , pela história, tecnologia aplicada, conjunto mecânico e estilo. Entendo como acumulador aquele que compra por comprar e não sabe o que compra, é algo frio e sem sentido.
4- Como você define sua coleção? Temática? Por escala? Conte um pouco dela para nós.
Citação:
Minha coleção representa e define tudo aquilo que eu gosto do imenso universo automobilístico, ela é predominantemente na escala 1:18 para automóveis e 1:12 para motocicletas. Tenho desde um Trabant até um Bugatti Veyron, gosto de forma especial de Muscle Cars (Camaro, Pontiac, Mustang, Plymouth e Dodge entre 60 e 73), carros clássicos de competição, esportivos europeus clássicos e modernos e clássicos americanos. Para mim cada modelo tem particularidades únicas e são por estas particularidades que eu gosto e que me fazem identificar com cada modelo.
5- Como armazena e expõe sua coleção ?
Citação:
Até o meio do ano vou libertar meus modelos das suas caixas, depois de muito tempo e trabalho finalmente vou concluir minha casa e por consequência uma sala dedicada aos meus modelos com vitrine para todos eles e espaço para receber amigos, quando estiver pronto vou colocar fotos no MM.
6- Possui cuidados especiais? Técnicas de conservação ?
Citação:
Manuseio sempre, não aguento só olhar ... abro porta, fecho porta, abro capô, porta-malas, ponho de frente, de ré, a 45º, tiro e ponho nos meus dioramas, tiro fotos, em alguns consigo até abaixar o vidro das portas direto no manivela ... é super legal, é claro que para tudo isso tomo os devidos cuidados inclusive uso muito aquela ferramentinha de plástico preto que vêm nos modelos da Highway 61. Limpo com algodão para tirar alguma poeirinha e uso um pincel com cerdas super macias para lugares de difícil acesso, procuro deixar todas arejadas (revesamento) não acho correto miniaturas fechadas principalmente em caixas de isopor pois acho que isso de certa forma pode influenciar no aparecimento de asperezas na pintura.
7- Quais quesitos leva em consideração para a aquisição de modelos? Lista, gosto, segue um padrão?
Citação:
Como eu disse eu compro aqueles modelos que por algum motivo me agradam, acompanho diariamente a muitos sites de lojas, foruns e de fabricantes e quando acho um que agrada ele vaia para uma lista de espera que nunca acaba.
8- Como costuma adquirir suas minis?
Citação:
Hoje em dia compro de amigos que trazem por encomenda, fora AUTOart e Kyosho dificilmente encontro aqui o que esta na minha lista.
9- Você gosta de estudar a história real das suas miniaturas em relação ao modelo em escala 1:1?
Citação:
Sem dúvida, pesquiso muito cada modelo, gosto de saber sobre sua história, as suas inovações, tecnológicas, produção, versões, motorização, campeonatos, colocações, pilotos ..... sempre que posso também compro livros para me interar mais ainda, estou sempre procurando aprender, aqui mesmo no MM aprendi muita coisa interessante.
10- Qual o carro de seus sonhos? Ele já existe em die-cast? Você tem?
Citação:
São vários os modelos dos meus sonhos, vou fazer um esforço e mencionas apenas 3 deles que são : Ford GT-40, Mc Laren F-1 e Chevrolet Camaro 1968 (neste último me considero previlegiado pois consegui comprar um na escala 1:1) todos existem como miniaturas die-cast 1:18 e eu as tenho.
11- O que gostaria que mudasse nos atuais die-cast?
Citação:
Só uma coisa ! Investimento dos fabricantes para aperfeiçoamento dos materias e dos processos de fabricação para minimizar ou até mesmo solucionar problemas na pintura e aqueles mais graves inclusive comentados aqui no MM que fazem literalmente a miniatura virar pó. Na minha coleção nenhuma peça virou pó, mas já vi acontecer em coleções de amigos, cerca de 10% dos meus modelos apresentam asperezas isoladas na pintura.
12- Já fez alguma loucura para comprar uma mini ?
Citação:
Loucura não, mas fiz besteiras nos dois primeiros anos da coleção do tipo comprava tudo que achava pela frente, pagava valores altos por lançamentos e em peças supostamente raras e também fui enganado no Mercado livre. Ao menos tudo isso serviu como aprendizado obviamente não repito mais estes erros.
13- Como sua família encara seu hobby?
Citação:
Todos gostam e me apoiam, acham bonito e tudo mais, mas não participam muito.
14- Obsessão ou Hobby, como você define seu ato de colecionar?
Citação:
Hobby, coleciono de forma centrada e consciente, minha coleção me dá prazer e isso me faz bem, ao contrário de obsessão que me soa como algo doentio e certamente faz mal.
15- Qual o "peso" de sua coleção em sua vida, você viveria sem? Se precisasse vender, você venderia?
Citação:
Viveria perfeitamente sem ela, espero que não, mas se precisar vender eu venderia, embora ela seja importante para mim existem muitas outras coisas mais importantes, por exemplo faço tudo que for possível para o bem estar da minha família, meu filho, meus pais, minha mulher, meus irmãos .... o cachorrinho, os três gatos ......
16- Como você vê o futuro de sua coleção ?
Citação:
Gostaria de um dia transformar minha coleção em um Museu "O Pequeno Grande Museu do Automóvel". Gostaria de compartilhar cada modelo com o maior número de pessoas possíveis.