1- Quem é o indivíduo por trás do hobby?
Citação:
André Luiz, Engenheiro, casado e uma pessoa que gosta muito de tecnologia e Fórmula 1.
2- Como entrou neste hobby? Ainda se lembra do seu primeiro modelo?
Citação:
Tenho muitos Macthbox de quando era criança. Mas a coleção começou mesmo em uma promoção dos postos Shell em 1997. O primeiro foi uma Ferrari F-50 na escala 1:18 desta coleção. Comecei dizendo que ia colecionar essa série e parar. Depois passou para os carros que o Senna dirigiu e não parei mais.........
3- Após o tempo de coleção, como você se enxerga hoje? Colecionador ou acumulador?
Citação:
Eu passei pela fase de acumulado, r comprava de tudo, mas hoje eu sou colecionador. Sou mais seletivo e procuro seguir um tema.
4- Como você define sua coleção? Temática? Por escala? Conte um pouco dela para nós.
Citação:
Por causa da fase de acumulador, a coleção tem um pouco de tudo. Atualmente estou focando em alguns temas. Tenho miniaturas de diversas escalas ( 1:64, 1:43 e 1:18 são as principais). Tenho uma atenção especial para os carros de Fórmula 1 e Ferraris. Gosto muito dos carros de pilotos brasileiros e dos carros do Ayrton Senna, Emerson e Piquet. Até na escolha do Nick teve influência da coleção. A idéia veio de um Chevrolet “ FleetMaster” Woody 1948 (1:18)que ganhei de meu pai. E para completa,r” fleet” em inglês significa frota ( naval) e “master” significa mestre, chefe. Ou seja, sou o Chefe da frota!! !!



Citação:
Carro tema da Coleção!!!!
Gosto também de ilustrar a coleção com posters, capacetes, fotos dos pilotos ( tenho algumas com o Emerson, Piquet, Alonso , Schumacher e com alguns outros pilotos), revistas , etc...
5- Como armazena e expõe sua coleção?
Citação:
Ainda não tenho um lugar legal para expor a coleção. Tenho a idéia de um dia ter uma estante de vidro para colocar todas elas. Atualmente todas as miniaturas ficam em suas respectivas caixas. Tenho vontade de construir uma caixa de acrílico ( ou algo parecido, pois acrílico é caro) para colocar 2 miniaturas e deixar na sala exposta. A idéia é fazer um rodízio.
6- Possui cuidados especiais? Técnicas de conservação?
Citação:
Como guardo as miniaturas em suas próprias caixas, tomo o cuidado para mantê-las longe da poeira. Ao manusear tomo cuidado para não deixar gordura das mãos nas pinturas nem de tocar nos adesivos e partes cromadas. Sempre tiro da base e tiro umas fotos com um pano por perto para limpeza.
7- Quais quesitos leva em consideração para a aquisição de modelos? Lista, gosto, segue um padrão?
Citação:
Hoje estou focado em Ferrari e Fórmula 1.
8- Como costuma adquirir suas minis?
Citação:
Lojas, Mercado-livre, Amazon. Acho que o mesmo caminho que a grande maioria. Só não usei o e-Bay ainda. Aceito sugestões e dicas.
9- Você gosta de estudar a história real das suas miniaturas em relação ao modelo em escala 1:1?
Citação:
Sim, principalmente dos carros de competição. Gosto de saber dos pilotos, provas, resultados, etc.... Da Ferrari ENZO tenho até uma edição especial da Quatro Rodas.

10- Qual o carro de seus sonhos? Ele já existe em die-cast? Você tem?
Citação:
Sim, são os carros de Formula 1. Aos poucos minha coleção 1:43 destes modelos vão crescendo.

11- O que gostaria que mudasse nos atuais die-cast?
Citação:
Acho que o preço e a disponibilidade. Ainda hoje conversei com um amigo, que está muito caro e escasso aqui no Brasil.
12- Já fez alguma loucura para comprar uma mini?
Citação:
Loucura, apenas aquela normal do cartão de crédito, acredito que muitos fazem. Mas tenho boas histórias. Uma vez entrei em uma loja e fiquei olhando os modelos até achar um OPEL de competição idêntico ao GM VECTRA 1998. Me decidi por ele, mas antes continuei olhando outros modelos na loja. Nesse meio tempo, entrou uma criança (de uns 9 a 10 anos),e viu o carro ,falou com o atendente, pagou e foi embora com o carro. Fiquei chateado, mas estava decidido a não sair da mão abanando. Procurei e achei a Lotus do Senna de 1987. Não pensei muito e fiz o mesmo que o menino. Peguei o carro, paguei e na hora que estava saindo da loja , volta a criança com a mãe. Retardei minha saída para ver o que acontecia e escutei a mãe falando com o dono da loja que queria devolver, porque a criança achou que era um brinquedo de um carro parecido com do avô dele. O dono reclamou um pouco, mas acabou devolvendo o dinheiro. E eu acabei comprando a miniatura.

13- Como sua família encara seu hobby?
Citação:
Minha esposa me ajuda muito. Além de fazer a parte artística dos dioramas, ela me auxilia na busca de novos modelos (já encontrou vários para mim) e me acompanha em visitas a lojas, encontros, feiras, etc.... Tenho várias miniaturas que ganhei da minha esposa, minha mãe, meu pai, e dos irmãos. Quando alguém viaja, adivinha o que trazem na mala? E cada um em um estilo. Eles conhecem meu gosto e não tem medo de trazer modelos repetidos.
Primeiro Diorama feito pela minha esposa
Segundo projeto em fase de finalização !!
14- Obsessão ou Hobby, como você define seu ato de colecionar?
Citação:
Eu levo com um Hobby. Uso para relaxar. Curtir os carros. A coleção é uma distração. A coleção existe para mim e não o contrário.
15- Qual o "peso" de sua coleção em sua vida, você viveria sem? Se precisasse vender, você venderia?
Citação:
Venderia, mas com uma dor enorme no coração. Já vendi alguns modelos, mas para comprar outros.
16- Como você vê o futuro de sua coleção?
Citação:
Continua enxergando como uma distração e hobby. Algo que vai me acompanhar para relaxar e me divertir.