E aeew galera, encontrei este tutorial de como fazer peças em resina na net e resolvi compartilhar com vocês
Link Original :
http://www.streetcustoms.com.br/revista ... otoes.htmlMatéria originalmente publicada em Rod & Custom n° 11. Complete a sua coleção:
http://www.lojastreetcustoms.com.br/revistas.html O processo é muito simples e todo o material necessário pode ser encontrado com facilidade em lojas de artesanato, pois a resina utilizada é a mesma empregada na produção de estátuas e moldes em geral.
Naturalmente é necessário ter o botão que será a matriz para a produção das réplicas. Com o item em mãos é preciso providenciar a caixa que será a base para a fabricação do molde. Podemos ainda utilizar uma caixa de leite “longa vida” (ou de produto assemelhado) cortada ao meio. Este passo-a-passo também é útil para a fabricação de outras peças de acabamento, mas a resina não é muito resiste, não devendo ser utilizada para a produção de nada ligado a segurança do veículo. Porém, sempre é possível fazer uma “alma metálica” para a peça, o que aumentará a durabilidade. Nosso objetivo, entretanto, é mostrar que é possível reproduzir aquele botão que você já se cansou de procurar e não encontrou. Basta, para tanto, um pouco de paciência e cuidado ao fazer o molde e as peças. É preciso, por exemplo, estar certo das proporções dos produtos, pois uma quantidade menor de catalisador fará com que a peça não seque, enquanto o excesso aumentará a temperatura da reação química da cura, ocasionando rachaduras.
MATERIAIS
UTILIZADOS:
Vaselina líquida
Solvente para limpeza
Espátula
Copo para medição
Resina cristal
Catalisador para resina
Borracha de silicone para moldes
Catalisador para borracha de silicone
Corante preto
Béquer
Fita crepe
Corte um bom pedaço de fita crepe e cole no fundo do botão que servirá como matriz para o futuro molde de silicone.
Utilizando outro pedaço de fita crepe, faça um “X” na base do botão. Note que ele sempre ficará de cabeça para baixo.
Fixe o botão com o auxílio da fita crepe na caixa de papel, tomando cuidado para que ele não encoste no fundo da caixa.
Coloque 200 ml de borracha de silicone para moldes em um copo dosador translúcido.
Naturalmente essa medida pode variar de acordo com a peça para qual você fará o molde
Segundo o fabricante dos produtos utilizados nesta reportagem, a proporção de catalisador para borracha é de 2%.
Adicione de uma vez só o catalisador na borracha de silicone e, com a ajuda da espátula, faça com que a mistura fique homogênea.
A borracha de silicone deve ficar pastosa e com o mínimo de bolhas de ar. Assim, mexa bem a mistura para ter um bom resultado.
Adicione a borracha ao molde por um dos cantos da caixa, fazendo isso bem devagar, para que não sejam criadas bolhas de ar
Depois de aproximadamente 24 horas, tempo para o processo de cura ser finalizado, é que podemos desenformar a peça do molde
Abra o molde e, devagar, remova a peça. Tome bastante cuidado para não rasgar, pois a borracha é muito frágil
Agora faremos a mistura para a produção da peça em resina. Despejamos cerca de 50 ml de resina cristal no copo medidor.
Adicione à resina uma porção do corante preto (ou de qualquer outra cor) e misture bem, reduzindo o número de bolhas de ar.
Fique atento à criação das bolhas, pois elas podem danificar a peça externa e internamente, prejudicando o resultado final.
Despeje um pouco de vaselina líquida no molde e retire em seguida. A vaselina é apenas para auxiliar na retirada da peça.
Meça a quantidade exata de catalisador para a medida de resina que foi utilizada, evitando os dois problemas já descritos.
Despeje o catalizador na resina já tingida e misture bem para fazer com que ela fique o mais homogênea possível.
Coloque bem devagar o líquido já tingido e catalizado no molde, sempre tomando cuidado para não deixar o material escorrer.
Bata o molde em uma mesa ou em sua própria mão, a fim de remover qualquer tipo de bolha que possa estar na resina.
Caso precise, aplique mais um pouco de resina, pois, como as bolhas de ar saem, sobrará mais espaço para o material.
Agora, deixe a resina descansando por aproximadamente 24 horas antes de desenformar o seu novo botão
No dia seguinte, com o auxílio das mãos, desenforme a peça com bastante cuidado para não correr o risco de rasgar o molde.
O novo item finalmente está pronto. Se quiser, você pode lixá-lo e pintá-lo com a cor exata do seu conjunto de botões.
Este é o produto finalizado. Note que ele apresenta um aspecto rugoso, facilmente contornado com o uso de uma lixa fina.