Nesta cozinha de campanha eu me inspirei nos modelos do exército da antiga Alemanha Oriental. Não por ter gostado deste exército, mas depois de reunificação, estas cozinhas de campanha foram vendidas e hoje centenas de clubes possuam uma. Em conseqüência existem muitas fotos disponíveis na Internet. Além disso, gostei do visual. "Inspirado" significa que, eu não montei uma cópia fiel em escala 1:18, mas seguiu o desenho mais ou menos.
A primeira foto mostra os principais materiais usados: um bloco de madeira (10 cm de largura, 5 cm de profundidade e 4 cm de altura), partes de uma caneta velha, juntas normalmente usadas para alinhar piso de cerâmica, blocos de brinquedo de madeira, blocos de plástico de algum jogo oriental, três rodas de um modelo Mercedes em escala 1:18 da Maisto e parte de um botão de madeira usado normalmente em moveis (diâmetro ca. 4,2 cm - 4,5 cm).
O primeiro passo é serrar um pouco os blocos de madeira para da à impressão de caixas com tampa. Depois se fura um buraco para abrigar posteriormente a caneta como chaminé e cola os blocos de madeira e de plástico como mostrado nas seguintes fotos.
Depois se corta da junta de plástico um pedaço de 50 cm e usa fogo para modificar ele para a forma mostrada na seguinte foto. Ela serve como chassis. A junta tem uma pequena dobra a 11 cm de cada canto e no meio. Importante é resfriar ela imediatamente em água depois de esquentar e dobrar ela para fixar a nova forma. Ela é colada imediatamente abaixo das caixas laterais e recebe duas outras peças de junta para abrigar o estepe mais tarde. A dobra na parte final é cortada um pouco. Eu coloquei um pequeno anel de latão conforme mostrado nas seguintes fotos.
Como porta traseira eu usei um antigo chaveiro de plástico, mas se pode usar também, por exemplo, uma peça de madeira ou qualquer outra de plástico com as medidas um pouco menor do que 5 cm por 4 cm. Como gancho desta porta eu coloquei um pequeno parafuso e como dobradiças dois pedaços de espetos finos de 1 cm cada.
Depois eu colei um pequeno pedaço de uma caneta fina bem na frente do chassi para posteriormente abrigar um suporte de frente. As caixas laterais receberam fechaduras de papelão para da um tom mais rústico.
No fundo eu colei duas partes de espetos finos como estabilizadores para o eixo. Eles ficam um pouco atrás do meio do bloco de madeira para assegurar que o ponto do centro de massa fica na frente do eixo.
O passo seguinte era pintar o fundo da caixa na cor cinza e todo o restando na cor bege. Eu usei tinta acrílica baseada em água. Cortei também dois anéis de 1,5 cm de largura de um rolo de papelão de papel cozinha e pintei estes para tornar pára-lamas depois. Apôs secagem eu montei e colei quatro peças de fio usado para boqueis de flores como fechaduras da caldeira redonda.
Agora são coladas peças para abrigar o eixo. Eu usei partes internas de duas canetas. Importante: Estas peças têm que exceder a caixa central em 0,5 cm para evitar atritos das rodas com as juntas. Como eixo eu usei parte de um espeto de madeira.
No final eu colei uma roda de brinquedo pequena com fio elétrico como suporte de frente, cortei e colei como pára-lamas as duas partes de papelão do rolo de papel de cozinha e usei partes de duas capas vermelhas de tampas de cola instantânea como lanternas traseiras.
E pronta estava a cozinha de campanha em escala 1:18.