Pessoal minha idéia aqui é mostrar passo a passo como montar um compressor de ar para aerografia silêncioso e relativamente barato.
Como moro em apartamento, não tenho espaço para um compressor de ar comum pois além de grande é muito barulhendo e vibra demais, o que causaria grande incômodo principalmente ao vizinho abaixo do meu apto.
Consultando amigos e coletando idéas, acabou saindo esse projeto de compressor de ar. Inicialmente como fonte de ar eu utilizei um inalador infantil mas a pressão é muito baixa (máximo 20 psi) e logo essa bomba começa a vibrar demais e fazer muito barulho. Em seguida substitui o inalador de ar por um motor de compressor de geladeira (atinge até 120 psi).
No total eu gastei em torno de R$250,00 e para mim, funciona perfeitamente. Tenho um reservatório de ar com volume razoável e regulador de pressão o que me permite um excelente ajuste do fluxo de ar no aerógrafo.
Espero que esse tópico ajude e qualquer dúvida basta perguntar!!!
Criticas e idéias são muito bem vindas.
Abraço a todos.
LISTA DE PEÇAS, QDES E CUSTOS:

Cilindro de extintor de automóvel: Pode-se conseguir em postos de gasolina ou outras lojas de recarga de extintores. Não sei o valor de um cilindro vazio usado pois este eu consegui de graça.
Este estágio do projeto é o mais complexo e necessita da ajuda de um serralheiro e soldador profissional.
Fazer um furo (A) de cerca de 12mm de diâmetro no corpo do cilindro. Neste furo deverá ser soldada a porca de 1/4 (peça numero 12 da lista deste projeto).
Deve-se retirar o mecanismo do gatilho de acionamento do cilindro do extintor. No caso do extintor utilizado neste projeto, esta peça era rosqueada (B). Aproveitei a rosca de 1/2 do cilindro e adaptei o tampão (peça 13). Porém antes de colocar o tampão, neste (peça 13) deverá ser feito um furo passante com rosca de 1/4.

Efetuar a montagem do manometro, regulador e da válvula de segurança na cruzeta conforme numeração das peças indicada na figura ao lado.
OBS IMPORTANTE: A válvula de segurança purgadora (item 10) deve ser colocada para não deixar a pressão no interior do cilindro ultrapassar os 90psi, por questões de segurança.
Os nipples 1 servirão para adaptar este conjunto no parafuso soldado ao cilindro e o outro para adaptar o regulador de pressão à cruzeta.
O nipple 2 servirá para a conexão da mangueira do aerógrafo.

Adaptação dos conectores do tubo de cobre:
Primeiro coloque o conector fêmea de 1/8 no tubo, com a rosca apontada para a ponta do tubo e em seguida coloque o anel, conforme indicado na figura ao lado.
Posicionados o conector e o anel, encaixar o lado macho roscado 1/8 e apertar. Este procedimento garantirá a união do anel com o tubo e a vedação na conexão deste conjunto.
Obs: Após este procedimento, o anel não poderá mais ser retirado do tubo pois está unido com grande interferência.

Preparação do compressor de geladeira:
Preço: R$90,00
O compressor de geladeira possui 1 entrada e 2 saídas do ar. Como não sou bom entendedor de refrigeração, não sei explicar o motivo pela qual esta adaptação foi feita, mas foi indicada por um amigo. Portanto peço que sigam o mesmo que eu fiz neste projeto.
A entrada o ar é representado pela letra “C” na imagem ao lado. Recomendo que neste ponto, seja adaptado algum filtro para que não entre poeira no compressor.
Uma das saídas (letra D) deverá ser bloqueada amassando o tudo com um alicate.
A saída restante (letra E) será a alimentação de ar do cilindro. Nela será conectado o tubo de cobre.

O procedimento de adaptação da conexão no tubo de saída (letra E) do compressor é o mesmo efetuado no tubo de cobre.
O tubo de saída do compressor é de 1/3, ou seja, seu diâmetro é pouco maior que o tubo de cobre escolhido para a conexão com o cilindro (1/4).

O tubo de cobre (1/4) já com as conexões deverá conter uma espécie de serpentina (voltas helicoidais) para conter um pouco de óleo que sai do compressor. Esse óleo contido não irá para o cilindro.
A espiral pode ser modelada enrolando-se o tudo ao redor de uma lata de spray. O tudo de cobre é muito maleável.
Deve-se escolher a posição do cilindro (extintor) em relação ao compressor e moldar o tubo de cobre de forma a unir o cilindro ao compressor.
ESQUEMA SIMPLIFICADO DO CONJUNTO MONTADO:

FOTOS DO COMPRESSOR FINALIZADO: