Quem olha e não conhece o Ape da Piaggio deve logo pensar que se trata de algum veículo exótico asiático, mas na realidade ele é italianíssimo de nascença. Mesmo que com similares e licenciados montados em muitos países, o Ape (que significa abelha em italiano) nasceu da idéia da Piaggio de colocar mais carga útil na Vespa. Originalmente deram a ela um eixo traseiro tornando-a um triciclo com caçamba. Como o intuito era um veículo comercial, a proteção ao frio e à chuva foi aumentando com o tempo, culminando numa cabine completa.
Essa versão do Ape é a menor da linha, tem um motor 2T de raquíticos 50cc, mas ainda em produção e vendida também no mercado europeu. O velho continente enxerga nesses veículos pequenos soluções inteligentes para as restrições à circulação de automóveis e veículos comerciais nos centros apertados de suas metrópoles. O brabo é subir ladeiras, no site da Piaggio eles fazem questão de dizer que a inclinação máxima que o veículo sobe é de 18% (sem carga). A Cross Country é a versão top de linha do Ape 50, cujo apelo de marcketing promete "segurança" por conta de um pára-choques dianteiro e um santoantônio com brake light; e "conforto" devido a um rádio dentro da cabine.
A miniatura é simples, mas está bem próxima da escala e proporções reais (na média das dimensões obtive cerca de 1:17,6). Nas fotos ela aparece sem espelhos pois assim vem na caixa e "com orelhas" (ruins de retirar) não entra de novo na embalagem de isopor. As falhas mais gritantes são a longarina central curvada quando deveria ser reta (olhando-se de lado a caçamba e a cabine estão bem desalinhadas) e a ausência dos vidros/acrílicos das portas, que no 1:1 são fixos, basculando apenas um pouquinho na base. O interior ostenta na forma de um retângulo prateado o referido luxo do rádio. O undercar na minha opinião é até bem interessante, onde se vê o motor com sua proteção lateral, o estepe e os dois tanques (o maior de gasolina e o outro de óleo 2T).