Carregando...
     
   
 
[phpBB Debug] PHP Warning: in file /home/mundoemminiatura/public_html/colecao/miniatura.php on line 71: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given
[phpBB Debug] PHP Warning: in file /home/mundoemminiatura/public_html/colecao/miniatura.php on line 72: mysql_fetch_assoc() expects parameter 1 to be resource, boolean given
[phpBB Debug] PHP Warning: in file /home/mundoemminiatura/public_html/colecao/miniatura.php on line 73: mysql_fetch_object(): supplied argument is not a valid MySQL result resource

AUTO AVIO CONSTRUZIONE 815 SPORT

Colecionador:

 

País: Itália | Ano: 1940 | Marca:Brumm | Escala:1/43 | Categoria:Mille Miglia | Código: R067

Slide Show

 

Descrição

3570 - Ao romper o vínculo da Scuderia Ferrari com a Alfa Romeo, Enzo Ferrari, por força de cláusula contratual, não poderia usar o nome Ferrari em carros de competição durante quatro anos. Fundou em 1939, na cidade de Modena, Itália, perto da oficina da Scuderia Ferrari, a Auto Avio Costruzione, cujo objetivo societário não era fabricar automóveis.
Persuadido pelo Marquês Lotaro Rangoni, Enzo Ferrari dedicou-se a construir um carro destinado a competir nas Mille Miglia de 1940. Com desenho de Alberto Massimino, que gerenciou toda a operação, o modelo 815 saiu das pranchetas para tomar forma, utilizando basicamente componentes FIAT.
O carro tinha um motor de 8 cilindros em linha (resultante da junção de dois motores Fiat 508C 1100 de 4 cilindros}, 1,5 l (1496CC), 72HP (54kw) a 5500 rpm, chegando aos 170 km/h. Foi montado sobre chassis do Fiat 508C Balila 1100 e sua carroceria, extremamente aerodinâmica, produzida por Carrozeria Touring de Milão, Itália. Seu peso era de cerca de 625 kg.
O propósito era disputar a Mille Miglia de 1940 e apenas duas unidades foram fabricadas. Uma foi adquirida por Alberto Ascari, que a pilotou em dupla com Giovani Minozzi. A outra foi vendida a Lotaro Rangoni, que a dirigiu juntamente com Enrico Nardi.
Ascari abandonou na segunda volta, com problemas no motor e logo após Rangoni fez o mesmo, devido a defeito na transmissão.
Com o advento da II Guerra Mundial a empresa foi forçada a produzir equipamento bélico.
Passados os quatro anos impeditivos, em 1943 foi retomado o nome da Scuderia Ferrari. A empresa somente foi mudar de nome em 1947, quando passou a denominar-se Auto Costruzioni Ferrari. Somente nesse ano foi produzido o prmeiro carro com a marca Ferrari.
Dos dois 815, o carro de Rangoni foi totalmente destruído. Em 1958 pedaços desse veículo foram encontrados. O de Ascari, que durante a guerra ficou em mãos de um colecionador milanês - Enrico Beltracchini - e posteriormente vendido. Foi parcialmente restaurado, pois grande parte da pintura ainda é a original e hoje é peça de destaque na Coleção Righini de Anzola Emilia.
A Brumm apresenta miniaturas do 815 nas cores preta e vermelho escuro. A cor do carro original era vermelho escuro e o número 66 o usado por Ascari/Minozzi.


Miniatura número 1640 no sistema de coleções, com 212 acessos no total.

Última modificação em: 23/07/2010.


 

Compartilhar esta Miniatura:



     

 

 

Sistema de Controle de Coleção desenvolvido por José Arnaldo (minimotor) e Nizaor Jr (JotaErre).
Em parceria com Marcos (killerhemp) e o Mundo em Miniatura.