Carregando...
     
   
 
[phpBB Debug] PHP Warning: in file /home/mundoemminiatura/public_html/colecao/miniatura.php on line 71: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given
[phpBB Debug] PHP Warning: in file /home/mundoemminiatura/public_html/colecao/miniatura.php on line 72: mysql_fetch_assoc() expects parameter 1 to be resource, boolean given
[phpBB Debug] PHP Warning: in file /home/mundoemminiatura/public_html/colecao/miniatura.php on line 73: mysql_fetch_object(): supplied argument is not a valid MySQL result resource

BUGATTI ROYALE

Colecionador:

 

País: França | Ano: 1932 | Marca:Altaya | Escala:1/43 | Categoria:Carro de rua

Slide Show

 

Descrição

2053 - Versão Royale Type 41 Esders.
Armand Esders, industrial francês do ramo do vestuário, ao encomendar uma Royale, exigiu que o carro não tivesse faróis, pois ele não dirigia após escurecer.
Na fábrica de Molsheim, sobre o chassis 41.111, foi colocado um motor monobloco de 12,8 L, 8 cilindros em linha, 260CV a 1700 rpm, que levava o carro a uma velocidade máxima de 160 km/h.
Com rodas de alumínio como todas as Royale, era mais uma obra prima de Jean Bugatti. Somente três Royale form vendidas e a Esders uma delas.
Pouco antes da Segunda Guerra Mundial foi revendida ao Rei Carol II da Romênia, que a mandou transformar em uma empresa francesa de encarroçamento. Dessa transformação resultou a Bugatti Royale Type 41 Coupé de Ville Binder, semelhante à Coupé de Ville Napoleon. Desconheço a existência de miniaturas da coupé de Ville Binder em qualquer escala.

A HISTÓRIA DA RÉPLICA DA ESDERS

Favorecidos pela economia florescente do pós-guerra, os irmãos Schlumpf, suiços radicados em Mulhouse, França, com indústrias têxteis, iniciaram secretamente uma coleção de carros. Fritz Schlumpf, fascinado pelos carros da Bugatti, comprou várias peças originais da carroçaria do "roadster" Esders, então destruído, conseguindo montar uma réplica, que passou a fazer parte da coleção.
O acervo atingiu tal grandeza que passaram a usar as dependências de uma fábrica desativada como museu particular. Em 1967 haviam 105 Bugattis, além de Ferraris, Lotus, carros vencedores de Le Mans, Mercedes-Benz pré-guerra, entre outros, cuja manutenção e limpeza eram feitas por uns poucos operários de suas indústrias, homens de confiança que mantinham a coleção em segredo..
Na década de 70 do século passado o eixo da indústria têxtil começou a deslocar-se para a Ásia, porém a fábrica lá montada pelos irmãos Schlumpf não deu os resultlados esperados, só trazendo prejuízos.
O ponto culminante das dificuldades que eles enfrentaram foi uma greve, deflagrada pelos operários franceses, que teve a duração de dois anos e que os levou à falência, obrigando-os a fugir da França.
Seus descontentes funcionários denunciaram a existência do secreto museu particular, que , após longas disputas judiciais entre credores da massa falida, acabou por transformar-se no museu nacional do automóvel. Atualmente há 400 carros em exposição e lugares reservados para outros 120 exemplares. 20 veículos estão emprestados a outros museus de todo o mundo.
A réplica da Royale Esders encontra-se no Musée Nacionale de l'Automobile em Mulhouse, França, exposta junto com outros dois modelos originais (chassis 41.100 e 41.111).
A miniatura da Altaya é baseada na réplica dos irmãos Schlumpf.


Miniatura número 2517 no sistema de coleções, com 191 acessos no total.

Última modificação em: 08/01/2012.


 

Compartilhar esta Miniatura:



     

 

 

Sistema de Controle de Coleção desenvolvido por José Arnaldo (minimotor) e Nizaor Jr (JotaErre).
Em parceria com Marcos (killerhemp) e o Mundo em Miniatura.