Motor: Boxer de 6 cilindros refrigerado a água
Potência: 345 CV
Máxima: 250 km/h
Transmissão: Manual de 6 Marchas
Depois de 34 anos em produção, o famoso motor refrigerado à ar do 911 foi substituído por um modelo inteiramente novo, refrigerado à água. Sob a designação interna 996, esse carro foi um salto para a Porsche, embora muitos dos aspectos que fizeram do 911 o que ele foi nos 34 anos anteriores ainda continuassem presentes. Assim como o 993 antes dele, o 996 foi um modelo importante, mas principalmente pela maneira pela qual foi concebido e desenhado, e pelo efeito que teve na Porsche durante os anos 1990.
Puristas criticaram bastante o estilo do 996, principalmente porque ele compartilhava os faróis ? na verdade muito da sua parte dianteira, mecanicamente ? com o modelo mais barato Boxster. O 996 foi projetado primeiro e era um carro mais avançado em alguns aspectos, mas a economia de custos pareceu inapropriada em um carro tão caro quanto este. De resto, as formas traçadas pelo designer Pinky Lai seguiam o desenho original de Butzi Porsche fielmente. O interior sofreu ainda mais críticas por sua monotonia e pela falta de relação com os modelos 911 anteriores, embora tal crítica tenha vindo principalmente de proprietários de 911 mais antigos.
O 996 deu origem a mais de uma dúzia de variações, incluindo o modelo 4x4 Carrera 4 e Carrera 4S, o modelo de corrida GT3, e os turboalimentados 996 Turbo e GT2. O Turbo, 4x4 e twin-turbo, freqüentemente aparecia nas listagens de melhores carros do mercado.