Descrição Ford Mustang Boss 302 1970
Em 1970, quando a Dodge (em inglês) finalmente conseguiu um carro bom e competitivo para correr no Campeonato Trans American Sedan do Sports Car Club of America, ela fabricou uma versão de rua ainda mais espetacular que o modelo de competição. Estamos falando do Dodge Challenger T/A 1970.
O executivo da GM Semon "Bunkie" Knudsen, que utilizou o desempenho para revitalizar a Pontiac, saiu da empresa para se tornar o presidente da Ford no começo de 1968. Junto levou o estilista Larry Shinoda, cujo trabalho incluía o Z28, o carro que havia tirado do Mustang o título da Trans Am em 68 e 69. O Mach 1 estava entre suas primeiras tentativas, mas os Mustang mais especiais de 69 e 70 se inspiraram no apelido que Shinoda deu a Knudsen, "boss", que significa "chefe" em inglês.
Como o Z28, o Boss 302 foi projetado para ser homologado na categoria Trans Am. Seu coração era o V-8 de 302 pol³ (5 litros) da Ford, com os cabeçotes especiais projetados para equipar o famoso motor Cleveland 351. O motor de bloco pequeno com tuchos sólidos do Boss usava o maior carburador já utilizado pela Ford, um Holley de 780 cfm com quatro corpos, e tinha declarados 294 cv, o mesmo que o 302 do Z28. O padrão era uma caixa de câmbio Hurst de quatro velocidades e relação de diferencial 3,50:1; mas havia os opcionais 3,91:1 e Detroit Locker 4,30:1. Por baixo, modificações de suspensão inspiradas em carros de corrida, pneus Polyglas F60xl5s e grandes discos de freio frontais.
A experiência de Shinoda com aerodinâmica influenciou a parte externa do Boss. As falsas passagens de ar do pára-lamas do Mustang foram fechadas e um defletor frontal passou a ser utilizado, com aerofólio traseiro e luzes de freio sendo opcionais. E para completar o visual, listras e faixas pretas. A Ford fabricou 1.628 unidades do Boss 302 em 69, para então fabricar 7.013 em 70, quando os faróis dianteiros quádruplos foram trocados por unidades duplas que tinham ao seu lado falsas tomadas de ar, foi criada uma tomada de ar no capô e o motor recebeu válvulas de admissão menores e um limitador de giros de 6.000 rpm.
Na Trans Am, os Boss 302 retomaram a coroa do Chevy Camaro em 70. As versões de rua nem sempre eram tão rápidas quanto o 302 Z28, mas eram melhores nas curvas e tinham um motor mais flexível. "O Boss 302 é um tremendo carro para seus fãs", disse a Cars and Driver (em inglês). "É o que os Shelby GT 350s e 500s deveriam ter sido, mas não conseguiram."
O Ford Mustang Boss 302 1970
Especificações
Distância entre eixos, centímetros: 274,3
Peso, kg: 1.496
Quantidade fabricada: 7.013
Base de Preço: US$ 3.720
Motor padrão
Tipo: V-8 OHV
Cilindrada: 302 polegadas cúbicas (5 litros)
Alimentação: 1 carburador quádruplo.
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência (cv) a rpm: 294 a 5.800
Torque (m.kgf) a rpm: 39,15 mkgf a 4.300
Performance representativa
0 a 96 km/h: 6,5 s
0 a 400m: 14,8 s a 154 km/h
Fonte:Howstuffworks
em: http://carros.hsw.uol.com.br/1970-ford-mustang-boss-302.htm
Miniatura número 7151 no sistema de coleções, com 311 acessos no total.
Miniatura inserida em: 02/07/2010. Última modificação em: 18/11/2010.
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