wpinto, faz uns dois anos atrás tentamos fundar uma Associação Brasileira de Colecionadores de Deicast, a ABCDiecast. Chegamos a ter um site que divulgava eventos, etc. Como a dificuldade de reunir e organizar fundos somada a uma problemática administração a distância, a coisa acabou esfriando e acabou. Dessa associação nacional pretendiam-se estabelecer regionais, que por sua vez promoveriam os eventos físicos (encontros, reuniões e exposições públicas). A partir dessa iniciativa veio a ACOMDERJ, começamos com estatuto e taxa anual para os associados, mas hoje a coisa vai mais informal mesmo. A ACOMDERJ tinha como objetivo básico promover reuniões mensais e uma anual, unindo os colecionadores que acessam o mundo virtual e os que nem chegam perto de computador. Chegamos a promover uma expo de 2 dias em 2006, com a presença de vários vendedores, autos antigos 1:1, divulgação no O Globo, etc. Só que ela foi estafante para quem literalmente "carregou o piano", fazendo com que em 2007, sem um patrocinador, tivéssemos que cancelar a próxima. Suas idéias e sugestões são bem vindas, uma pena apenas que você não tenha chegado antes para ver o site que tínhamos no ar, com as fotos dos eventos, etc.
Alexandre Fontenelle, fiquei conversando com o Gustavo e com o Sergio Coimbra após a reunião justamente sobre esse tema da exposição. Há alguns pontos pacíficos com relação a ela, o que seria:
- Em virtude do calor, deve ser feita em meados do ano, preferencialmente em AGOSTO.
- Para atrairmos mais colecionadores para expor, só com VITRINES seguras.
- Para conseguirmos vitrines de maneira que não penalize nossos organizadores, é de vital importância conseguirmos um ou mais PATROCINADORES.
A minha "atividade social" no hobby, que resultou na fundação da ACOMDERJ, começou justamente por ter ido numa exposição lá no Espaço Mania em 2005. Sei o quanto é vital este tipo de evento para angariarmos novos frequentadores de nossas reuniões, sou fruto disso. A questão é que a bomba acaba estourando nas mãos do Gustavo e de mais algum gato-pingado com boa vontade, que se desdobram faltando trabalho para buscar, montar, desmontar e devolver as vitrines; muitas vezes tirando do próprio bolso a maior parte dos custos. Isso a meu ver é inaceitável, organizar o evento por si só já é muito trabalhoso, portanto é imprescindível um patrocinador que entre com recursos financeiros ou que forneça vitrines (entregando e retirando as mesmas no local da expo).
Resumo da ópera: se queremos fazer uma exposição organizada e prazeirosa de se desfrutar, TEMOS TODOS QUE PROCURAR UM PATROCINADOR.
Abraço,
Leo