Este tutorial foi feito pra modelos grandes, mas pode servir nos pequenos. Traduzido do
http://www.briansmodelcars.com/Materiais e ferramentas necessárias:

Há alguma ferramentas básicas que você irá precisar para fazer os melhoramentos: algumas facas de hobby (ou um estilete), microretífica e alguns de seus acessórios, pinças, tesouras, lixas, etc. Você também precisará de primer, tintas spray, cola, cabos de aço de 0,015mm, e mais alguma coisas. Fitas de pano 1/32 pol., e algumas peças de cintos de segurança em photo etched.

Esse é nosso objeto de trabalho - um típico assento de plastimodelo de uma Ferrari 328GTS da Hasegawa. Original ele jé é bonito sem melhorias, mas um pequeno retrabalho nos ajudará a transformar essa parte em uma peça bem realística. Isto é especialmente importante para um carro conversível ou targa!

Lets begin by cutting the headrest off the seat back. Make several cuts with sharp blade from both sides, and then break the headrest from the back.
Vamos começar cortando o apoio de cabeça do assento. Faça cortes cuidadosos com a lâmina pelos dois lados , e depois "quebre" o encosto pela traseira.

Alise as duas peças com lixa. Corte o apoio de cabeça do outro assento também, e tenha certeza que a altura e tamanho dos dois encostos seja o mesmo (ou pelo menos visivelmente similar) depois de lixar.

Muitos assentos vem sem traseira - isso realmente diminui o detalhamento de um modelo de teto aberto. É mais fácil de produzir, mas dá um ar de brinquedo. Para ajustar isso, corte pedaços de estileno de 0.010 mm e cole atrás do assento e do encosto. Depois da cola totalmente seca, corte o excesso de plástico e lixe as laterais, até alisar totalmente a superfície. A falha continua notável, mas você pode usar putty, ou outra massa para fechar.

Passe uma camada fina de primer cinza nas partes para procurar por irregularidades. O primer revela as falhas - concerte-as com lixa fina e pinte com primer de novo. Repita esse processo até a superfície ficar totalmente lisa.
Fure dois buracos em cada encosto com a dremel. Tenha certeza de que os buracos estejam alinhados.

Meça o espaço entre os furos nos encostor, e repita-os nos assentos. Você pode marcar os assentos com os correspondentes encostos (direita e esquerda) para que possa saber qual encosto pertence a qual assento.

Pinte os assentos da cor que desejar, e corte dois pequenos pedaços do fio de metal com a tesoura. Prenda as peças de metal com as pinzas e cole-as dentro dos furos do encosto. Seja cuidadoso, tenha certeza que os ferros estejam paralelos e do mesmo tamanho. O tamanho depende de quão alto você queira que os encostos estejam posicionados.

Cole os encostos nos assentos. para um realismo adicional, eu sugiro que você os cole com alturas diferentes - usualmente o motorista ajusta seu assento de maneira diferente do passageiro e isso adicionará mais realismo ao interior terminado.

Agora temos dois assentos lindos, com encostos e traseiras realistas. mas vamos continuar com as melhorias.

Todos os carros tem cintos de segurança, e todos os cintos tem encaixes (travas). É um pequeno detalhe que sempre é esquecido pelos fabricantes de kits, mas é muito importante para o visual do interior. corte dois pedaços de 1/64 pol. de estileno 0.010mm, e dois quadrados de 1/20 pol de estileno 0.040 (veja a foto).

Cole eles juntos como mostrado, e cuidadosamente lixe os cantos (use fotos de carros reais para referência), e pinte da cor que preferir.

Cole a trava no assento, e usando um pincel fino, aplique tinta vermelha para simular o botão de soltura. Repita o processo com o outro assento. Você pode usar essa técnica para os assentos traseiros também, apenas faça as peças um pouco mais curtas. Você também pode fazer um corte no topo com o estilete para simular o buraco de encaixe do cinto.

Após instalar os encaixes, bancos com encaixes de cinto ficam bem melhores do que bancos lisos. Mas isso não é tudo - temos os encaixes de cintos agora - precisamos de algo para encaixar dentro deles - certo?

Para fazer assentos realísticos, eu recomendo ir até a loja de artesanato mais próxima e comprar fitas de 1/32 pol. Estão na escala perfeita e parecem muito com cintos de verdade. Tem em muitas cores, eu usualmente compro preto (para a maioria dos carros), vermelho (para carros de corrida) e branco (para pintar da cor que eu quiser).

Fazer cintos de segurança é fácil, mas você precisará de algumas peças de photo etched, senão precisará fazer do zero as peças do cinto. Consome muito tempo fazer do zero, então eu acho que o investimento em peças de photo etched é menor.

Remova os encaixes da folha de photo etched, e lixe os excessos. Coloque os encaixes nas fitas como um fio numa agulha. Corte a fita no temanho necessário.

Refer to the pictures of the real car for the correct position and attachment points of the seat belts. Use super glue to attach them to the model. Make sure buckles and seat belts are visible inside the interior.
Tenha referência em fotos do carro real para um correto posicionamento e pontos de aparafusamento dos cintos. Use cola bonder para colá-los no modelo. Tenha certeza que os encaixes e cinto estejam visíveis dentro do interior.

Agora, veja como este interior ficou muito mehor com apenas um pouco de trabalho! Assentos e encostos de cabeça realistas e cintos com encaixes melhoraram tremendamente o interior do modelo, e eles definitivamente irão melhorar seus modelos também!
Tutorial escrito por Alex do Brian's Model Cars
Roubado descaradamente e traduzido por Marcus_GT500
Confira o tuto original aqui:
http://www.briansmodelcars.com/tutorials/tutorial/27Espero que a trabalheira tenha valido a pena!
Falow!